Começa nesta quinta-feira, 28, e prossegue até sábado a 44ª edição da Mostra de Música Cidade Canção, o Femucic, um dos mais tradicionais eventos musicais do Sul do Brasil e que recebe músicos de vários Estados Brasileiros. Uma das novidades é que o evento vai acontecer no auditório da nova unidade do Serviço Social do Comércio, o Sesc, onde o festival nasceu, na época com o nome de FemuSesc.
Segundo o Sesc, quem comparecer ao Femucic terá oportunidade de conhecer o auditório mais moderno do Brasil, inaugurado há pouco mais de um mês.
Cantores, intérpretes, instrumentistas e compositores de todo o Brasil inscreveram para a mostra deste ano, incluindo nomes de Maringá. Os trabalhos foram avaliados em conceito, qualidade e execução das obras, formato, linguagem, relevância artística, singularidade e inovação por uma comissão que selecionou 26 músicas inéditas, de cinco estados brasileiros para apresentação no palco do evento.
Tudo começou com um aboio
A primeira edição do FemuSesc, no pequeno auditório da antiga sede do Sesc, teve como conconcorrentes jovens amantes de música de Maringá e cidades da região. Não se tratava de um evento que envolvesse quem buscava carreira em música, mas sim jovens estudantes que gostavam de tocar e decidiram compor e ensaiar para um pequeno festival.
A jornalista Rachel Coelho fez uma pesquisa sobre a história do festival e publicou um livro que hoje é a principal fonte de pesquisa do evento, dando destaque à época em que havia competição entre os participantes.
O radialista Frambell de Carvalho, acostumado a compor canções para jingles de propaganda, participou do 1º FemuSesc com o baião “O último aboio”, uma canção triste, mas que ganhou grande beleza na interpretação do Grupo Pano de Boca, o mesmo que gravava jingles com Frambell.
O grupo era composto por Nelson Santana, o Hippie, Nenzão, Marico e Beto Colaço, mas que para a apresentação trouxe Nice, que além de cantar tocava flauta.
“O último aboio” fez o público ficar em silêncio e venceu a primeira edição do FemuSesc, deixando o segundo lugar para o Grupo Gralha Azul, de Paranavaí, que interpretou “Galha Azul”, de Paulo César de Oliveira.
Diretamente de Curitiba, A Banda Mais Bonita da Cidade fecha a programação do evento, no sábado, 30, com show após a mostra musical.
Mas antes, na quinta, 28, abertura do festival com o show Ginga Ligeira, incluindo duas músicas selecionadas – Alan George da Silva, de Santo Antônio do Pinhal (SP): “Um Chorinho no Kalevala” e “Amendoim Torrado” (Instr.).
Depois, Ronivaldo Marcelino de Souza (Curitiba-PR), com “Toré Missão do Caboclo Índio” e “Toré de Agradecimento pela Saúde”. Seguido de César Orlando Martínez González (Foz do Iguaçu-PR), com “El Muro” e “Amisturavals” (Instrumental); Janine dos Santos Mathias (Curitiba-PR), “Bom Dia” e “Na Consolidação”; e Raffael Silva Lopes (Uberlândia-MG), fechando o primeiro dia, “Décima do Cantador” e “Chá de Ervas”.
Sexta-feira
Na sexta-feira (29), abertura da Orquestra CDM, com participação de Maryanne Francescon, de Medianeira (PR).
Na sequência, Suzi Mariana Bezerra Gomes (Água branca-AL), com “Pagando o Preço” e “Pensando Bem”; Vitória Cortês Caleffi (Maringá-PR), “Hortelã” e “Balada do Tempo”; Melissa Maria de Moraes (Socorro-SP), “Girassóis de Gogh” e “O Sol da Meia noite” (instr.); Rafael Lourenço de Paula Emilio (São Paulo-SP), “Minha Cara” e “Todo Som”; e Anthonny Felipe Ortellado Ramos (Ponta Grossa-PR), “WO” e “Chave Torta” (instrumental).
Sábado
No sábado (30), fechando a mostra, Victória Graciela Souza de Andrade (Fortaleza-CE), com “Iara” e “Seca 17”; NUAH Cantadeira (Maringá-PR), “Grão de Sal” e “Asas”; e Wesley Aparecido Ventura Crispe (Curitiba-PR), “Pedrada Black” e “Vingar com Amor”.
E A Banda Mais Bonita da Cidade fechando os shows.
Programação Paralela
A 44ª edição do Femucic é uma realização do Sesc PR e promoção da RPC. Além das apresentações das composições selecionadas, o Femucic também difunde a boa música em outros espaços da cidade, por meio de programação paralela. Os projetos Femucic nas Escolas e Femucic nas Empresas levam apresentações a escolas da rede pública de ensino e em empresas do comércio de bens, serviços e turismo do município. Outros espaços da cidade receberão apresentações durante a semana do dia 25 ao dia 30 de setembro.
Veja também