Morreu neste sábado, 4, o professor doutor Adriano Rodrigues Ruiz, aposentado de Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele completou 77 há duas semanas, no dia 20 de abril. O velório acontece neste domingo na Capela Prever da Zona 2.
Professores e ex-alunos da UEM lembram que foi ele quem implantou o Programa de Educação Tutorial no curso de Pedagogia da UEM, o PET Educação, e quem coordenou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) da UEM.
Além da UEM, Adriano Rodrigues Ruiz formou muitos profissionais de Educação, mestres e doutores em outras instituições de ensino superior onde atuou.
Ele tinha graduação em Matemática pela Universidade de Sorocaba (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1990) e atuou principalmente nos temas internet, mediação pedagógica, ética, educação matemática, epistemologia genética e conhecimento.
“Ser humano amoroso, respeitoso e esperançoso pela educação”, escreveu em suas redes sociais a doutora Jani Moreira, que foi orientada por Adriano Ruiz em Iniciação Científica. “Cientista brilhante, que me fez apaixonar pela ciência”.

Professor Adriano Ruiz, ao centro, na banca que analisou Pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Unoeste Foto: Arquivo
Segundo Moreira, Adriano Ruiz valorizava a forma como cada pessoa pensa e constrói seu conhecimento no mundo. “Era um curioso cientista matemático que desvendava as heurísticas flexíveis, o processo do aprender, no tempo de cada um”.
Mais notícias de Maringá
Um comentário sobre “Morre o professor Adriano Rodrigues Ruiz, do Departamento de Educação da UEM”