Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), funcionário da Câmara Municipal conhecido por há anos ser comentarista político das rádios CBN, Maringá FM e Mix, além de publicar colunas no portal GMC Online, Tiago Valenciano será o secretário de Cultura da administração Silvio Barros (PP).
Ele será o terceiro secretário de Cutura de Maringá ligado ao Grupo Maringá de Comunicação (GMC). Os anteriores foram Miguel Fernando, colunista do grupo, e Victor Simião, que era da equipe de reportagem.
Valenciano é o segundo nome do secretariado de Silvio Barros anunciado pelo próprio prefeito eleito. O primeiro foi do vereador, policial militar e desportista Paulo Biazon para a Seretaria de Esportes e Lazer.
Para quem acha que o cientista político nada tem a ver com cultura, o futuro secretário é um dos mais presentes em tudo que se relaciona à cultura em Maringá, tendo sido presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e é o presidente da Academia de Letras de Maringá (ALM) e participou de todas as últimas diretorias da entidade. Ele é autor de vários livros.
Mas ele é ainda baterista em bandas de rock, faz parte da diretoria de um clube de futebol profissional e, de vez em quando, participa de transmissões esportivas como comentarista.
“Além do conhecimento na área cultural, o Tiago está totalmente alinhado com o projeto que temos para a cidade. Ele participou diretamente da elaboração do plano de governo”, destacou o prefeito Silvio Barros.
“Tenho o compromisso de executar o plano de governo, com o lema de fazer de Maringá a cidade palco do Brasil, valorizando a cultura local e avançando na aplicação de políticas públicas consistentes para a nossa sociedade. Espero que, com a confiança do prefeito Silvio Barros, possamos desenvolver um trabalho inovador, parceiro e de construção de excelentes políticas culturais”, frisou Valenciano.
“Além da responsabilidade de administrar o orçamento da pasta, queremos ampliar o acesso à cultura nos bairros, algo que ficou evidente nos diagnósticos efetuados pela Secretaria de Cultura nos últimos anos, continuando as boas práticas e inovando sempre que possível.”
Notícias relacionadas