Eurogarden vence o Prêmio Latino-Americano de Projetos de Iluminação

Projeto de iluminação do Eurogarden ganha prêmio latino-americano

O inovador planejamento luminotécnico do Eurogarden Maringá conquistou o 2º lugar na categoria Arquitetura e Paisagem da primeira edição do Prêmio Latino-Americano de Projetos de Iluminação. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pela Associação Brasileira da Arquitetura de Iluminação (AsBAI), organizadora do prêmio

 

O Plano Diretor de Iluminação (PDI) foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Rafael Leão, fundador do escritório Conforto Visual projetos de iluminação, e segue os critérios das certificações internacionais LEED, WELL e da norma ABNT NBR 5101:2020.

 

A proposta reduziu drasticamente o ofuscamento e a poluição luminosa e ampliou o conforto visual de pedestres e ciclistas. O plano contribui para a qualidade do sono da população, com menor impacto na produção de melatonina, e reduz interferências na fauna e na flora locais.

 

O projeto estabeleceu níveis distintos de iluminância conforme a relação de cada via com o entorno. Vias arteriais primárias, por exemplo, recebem iluminância média mais elevada, enquanto vias locais ou arteriais secundárias operam com índices mais baixos.

Eurogarden Maringá ganha prêmio por seu projeto de iluminação

Em qualquer área do bairro sustentável Eurogarden a iluminação é suave, mas com claridade suficiente Foto: Divulgação

 

 

Outro destaque é a definição de gradientes de luminosidade, que garantem uma transição harmoniosa entre trechos com diferentes intensidades de luz — promovendo adaptação visual sem alterações bruscas. Todo o bairro adota temperatura de cor de 3.000K, com baixa emissão espectral na faixa dos azuis, respeitando normas internacionais de controle da poluição luminosa e as exigências da certificação WELL

 

 

Sobre o Prêmio de Projetos de Iluminação

O Prêmio Latino-Americano de Projetos de Iluminação é uma iniciativa bienal da AsBAI, em parceria com associações de arquitetura de iluminação da Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala e Chile. A cerimônia de premiação ocorreu na sede do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).

 

A premiação celebra a excelência, criatividade e inovação no design de iluminação, reconhecendo projetos que transformam espaços, inspiram e elevam o padrão da profissão.

 

A primeira edição presta homenagem ao designer de iluminação Peter Gasper — nascido na Alemanha em 1939 e radicado no Brasil desde os anos 1950 —, que se destacou por sua contribuição pioneira à iluminação arquitetônica e cênica no país.

 

 
Outras notícias sobre Eurogarden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *