obituário maringá

Morre Bongiorno, ex-prefeito de Cianorte, vítima da covid-19

Morreu na manhã desta segunda-feira, vítima da covid-19, o ex-prefeito de Cianorte Claudemir Romero Bongiorno, de 64 anos, que estava internado fazia 92 dias. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Antes de ser levado para São Paulo, em meados de abril, quando testou positivo para covid, o ex-prefeito foi internado em um hospital de Cianorte, mas acabou transferido para a capital paulista depois de contrair uma infecção que fugiu do controle dos médicos.

Todo o tempo em São Paulo o paciente permaneceu na UTI, mas houve momentos em que sua recuperação trouxe esperança para os familiares, pois chegou a ser reduzida e medicação e Bongiorno ficou praticamente sem sedação e interagiu com a equipe médica e com familiares. Mas, regrediu e voltou a ser sedado até esta segunda-feira,  quando foi constatada a morte cerebral.

 

Cianortense assumido

 

Claudemir Romero Bongiorno nasceu em Nova Esperança, no auge da cafeicultura paranaense, mas desde muito jovem foi morar em Cianorte, numa época em que a cidade também era muito jovem.

Nos seus anos como cidadão cianortense, Bongiorno foi agricultor, criador de frangos, foi bancário. Depois tornou-se um grande empresário quando juntou-se com outros três amigos e criaram a Avenorte, um abatedouro de frangos que evoluiu e tornou-se uma das principais indústrias do noroeste paranaense, com seus produtos distribuídos em todo o Brasil e fortalecendo ainda mais quando iniciou na exportação.

 

A política era inevitável

 

Como político, Claudemir Bongiorno fez parte do grupo político mais importante de Cianorte, capitaneado pelo ex-prefeito Edno Guimarães, que morreu em 2014 aos 69 anos. Bongiorno era sócio de Edno em uma um frigorífico de frangos e foi convencido a sair candidato a vereador na eleição de 1996. Saiu e venceu.

Depois disto, foi eleito vereador ainda outras duas vezes e em 2012 foi candidato a prefeito, na sucessão de seu líder e sócio Edno Guimarães, que concluia o segundo mandato seguido. Venceu e quatro anos depois foi reeleito, permanecendo na prefeitura de Cianorte até quatro anos atrás.

 

Prefeito premiado

 

Como prefeito, foi idealizador de diversos programas sociais, recebeu o 1º Prêmio Gestor Público do Paraná, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 2013, e menções honrosas em demais edições, como o troféu excelência em 2020. Também conquistou reconhecimento da Fomento Paraná, Conselho Federal de Administração, Tribunal de Justiça, entre outros. Com relação ao combate da pandemia, o Município ocupou o 1º lugar no ranking de transparência apurado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) em 2020.

bongiorno

Claudemir Bongiorno no exercício da função de prefeito

 

Amigos falam sobre Bongiorno

 

Vários políticos lamentaram a morte de Claudemir Romero Bongiorno, entre eles seu amigo, sócio e aliado político Jonas Guimarães, deputado estadual e que no passado foi candidato a prefeito de Cianorte com o apoio de Bongiorno.

Jonas destacou o trabalho do amigo como vereador e depois como prefeito, mas enfatizou principalmente o ser humano, o pai de família, o homem compromissado com o desenvolvimento de Cianorte independentemente de estar ou não em algum cargo público.

O prefeito Marco Franzato, que também é pioneiro e foi que sucedeu Bongiono na prefeito, também fez elogios a seu antecessor, destacando o caráter de homem público compromissado com o município, sem esquecer toda a região polarizada por Cianorte.

Ao saber da morte do ex-prefeito, o prefeito atual decretou Luto Oficial de três dias e divulgou uma Nota de Pesar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *