Doodle do Google homenageia Juliano Moreira

Dia 6 de janeiro comemora-se o aniversário de nascimento de Juliano Moreira, baiano de Salvador apontado como fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil. Ele nasceu em 1873 e morreu em 1933, com 60 anos.

 

O aniversário do cientista brasileiro recebe homenagem do Google, que publicou em seu buscador um Doodle sobre a data.

 

Há vários fatos que justificam as homenagens a Moreira. Mestiço, de família pobre, ele era considerado um gênio precoce e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia aos 13 anos, granduando-se aos 18, em 1891. Pouco tempo depois já era professor da seção de doenças nervosas. Em seguida frequentou cursos sobre doenças mentais e visitou muitos asilos na Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Escócia.

De 1903 até 1930, no Rio de Janeiro, Juliano Moreira dirigiu o Hospício Nacional de Alienados. Mesmo não sendo professor da Faculdade de Medicina do Rio, recebia internos para o ensino de psiquiatria. Aglutinou ao seu redor médicos que viriam a ser, eles também, organizadores ou fundadores na medicina brasileira, de diversas especialidades, como neurologia, psiquiatria, clínica médica, patologia clínica, anatomia patológica, pediatria e medicina legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *