Com apresentações de grupos musicais em diferentes pontos da cidade, Maringá já vive, desde esta quarta-feira, 13, o clima de Femucic, que hoje é um dos mais importantes eventos de música autoral do Sul do Brasil. Nesta quinta-feira, 14, as 20 horas no Teatro Marista, começa a 43ª edição do Festival de Música Cidade Canção, o Femucic, uma mostra de composições, pesquisas e interpretação de músicas de diversos gêneros e estilos por meio de artistas de todo o Brasil. Embora os shows principais aconteçam à noite no Teatro Marista até sábado, o evento consiste também em apresentações em diversos pontos de Maringá, como praças, estação rodoviária, terminal urbano e feiras livres.
Quem quiser, pode assistir ao Femucic 2022 pela internet, a qualquer hora. Basta clicar AQUI
O Femucic foi criado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em 1977, com o nome de Femusesc, com as duas primeiras edições realizadas em um pequeno auditório no Sesc. Nas edições seguintes, com apoio da TV Cultura (hoje conhecida como RPC) e da prefeitura, ganhou o nome de Femucic e passou por vários locais, como o antigo Cine Horizonte e o Ginásio de Esportes Chico Neto, até chegar ao Teatro Calil Haddad.
Com o tempo, o festival, que se restringia a canções e tinha o caráter competitivo, foi transformando em uma mostra a passou a admitir trabalhos de pesquisa, folclore e músicia instrumental.
Vários artistas e grupos que foram selecionados para o 43º Femucic estão se apresentando desde quarta-feira em diferentes pontos de Maringá. O Maraka Trio, de Ribeirão Preto (SP), que há é conhecido dos maringaenses por ter se apresentado durante o Mês da Música, em agosto do ano passado, animou a Feira do Produtor desta quarta-feira com sua música autoral. Formado pelo saxofonista Isaias Alves, Rafael Marinho com seu violão de 7 cordas e o percussionista Andro Gustavo, o Maraka é um grupo de choro moderno, com melodias, harmonias e sobreposições rítmicas que transitam entre o tradicional e o contemporâneo.
Além do Maraka Trio, o Femucic 2022 tem Banda Tuyo, Fernando Deddos, Josué Lopez, João Bid, Robson Silvestrini, Vinícius Paes e Grupo, Banda Astroxé, John Mueller e Mazin Silva, Marcia Cherubin, Ricardo Vieira, O Bardo e o Banjo, Fernando Festim e Trupe Pé na Tába, Felipe Bedetti, Banda Lado Brasil, Uiliam Michelon Quarteto e Coro de Cor.
Os ingressos para os shows serão distribuídos no Teatro Marista, às 19h, durante os três dias de apresentação.
Além disso, o Femucic terá diversas oficinas que acontecem no Centro de Ação Cultural de Maringá (CAC). Para acessar a programação completa e se inscrever nas oficinas basta acessar o site: https://www.sescpr.com.br/femucic/#programacao.
Veja também