Produtor rural a vida inteira e pouco habituado com a força de “modernices” como as redes sociais, o agricultor Jorge Pedro Frare se surpreendeu ao encontrar em sua lavoura um pé de soja maior do que ele, mas ficou mais mais surpreso ao ver viralizar a foto que ele plublicou do pé de soja gigante no seu grupo de WhatsApp. O caso virou até matéria em sites de grande audiência, como o Canal Rural.
Virar notícia não chega a ser nenhuma novidade para Frare, que desde 1970 cultiva uma área de 193 hectares em Doutor Camargo e tem sido modelo quando se fala em produção de milho e soja. No ano passado, por exemplo, ele foi procurado pela imprensa para falar dos efeitos da crise hídrica na agricultura, já que tinha conseguido produzir apenas um quarto do que esperava colher de soja, diferente da atual safra, quando tem a expectativa de colher 61 sacas de soja por hectare, o que prova que o regime de chuvas está perfeito. Aliás, todo o Paraná deve colher em torno de 78% mais soja neste ano na comparação com a safra passada.
Pois, diferente do ano passado, quando lamentou que seus pés de soja dificilmente chegavam a 30 centímetros, desta vez Jorge Pedro Frare deu de cara com um pé que chegou a 1,80 metro de altura. Falou com a família, contou a outros produtores e para, provar que não estava exagerando, voltou à lavoura, arrancou a planta e levou para mostrar a quem duvidasse. Afinal, pescador tem fama de mentiroso porque nunca tem prova do tamanho do peixe que diz ter pescado.
Em casa, deu de mão à trena, esticou a plantona e mandou alguém fotografar. Depois disso, colocou a foto no grupo de produtores no WhatsApp, mas não imaginava que os outros também se supreenderiam e começariam a compartilhar a foto de Frare e seu pé de soja.
“É resultado do clima. O investimento e o uso de fertilizante, de adubo, foi o mesmo. O solo também está muito bom, a lavoura está muito bonita”.
Jorge diz que, na foto que viralizou, ele contou 112 vagens.
Apesar do tamanho, a soja gigante do Paraná não está perto da maior planta de soja do mundo, que também é brasileira. Em 2014, o produtor Nelson Roque Kappes, de Santa Carmem (MT), colheu outro pé de soja gigante, um pé de soja de 2,7 metros de altura e 21.425 vagens.
Veja também no Metrô 376