umbanda na terra do café

Projeto A Umbanda na Terra do Café fala de história, religião e intolerância no norte do Paraná

Estão abertas ao público, gratuitamente, as reservas de lugar para a exibição de um documentário inédito e o lançamento de um livro sobre o projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para a Construção da Tolerância”. A entrada é gratuita.

 

As solicitações devem ser feitas até esta quarta-feira, 15, através do e-mail atritoart@gmail.com. O evento acontece no dia 23, às 19 horas, no Sesc Londrina Cadeião, Rua Sergipe, 52, área central de Londrina.

 

 

Umbanda, racismo e intolerância

 

O documentário e a publicação levam o nome do projeto idealizado pela atriz, poeta e professora Chris Vianna, responsável pela coordenação geral e editorial. “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” obteve patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic, através da proposta nº 21-164.

A Umbanda na Terra do Café -

Centro Espiritualista Caridade e Amor, em Londrina Foto: Yashiro Manuel Imazu

 

 

O projeto, que propõe uma reflexão sobre racismo cultural e intolerância religiosa, esclarecendo detalhes da história da umbanda em Londrina, contou com a parceria do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR), do Centro de Letras e Ciências Humanas, da Universidade Estadual de Londrina (CLCH – UEL).

Umbanda na Terra do Café

Agitadora cultural Chris Vianna, coordenadora do projeto A Umbanda na Terra do Café Foto: Lírica Aragão/Divulgação

 

Segundo Chris Vianna, “a ideia é incentivar a formação cidadã para o respeito e reforçar a importância da valorização da pluralidade religiosa, por meio do intercâmbio de conhecimentos, além de ações educativas voltadas à preservação da nossa memória histórica e cultural”.

 

Para ela, o racismo cultural e a intolerância religiosa atingem principalmente expressões ligadas às culturas afro-brasileiras. “Este preconceito decorre do desconhecimento da origem dessas religiões e manifestações, bem como da falta de informações sobre o papel por elas desempenhado.”

 

A coordenadora do projeto explica que “será apresentado o cotidiano da umbanda em Londrina, passando por suas trajetórias e histórias, e destacando personagens importantes que participaram da construção da cultura umbandista na cidade”, destaca Chris, lembrando que o projeto será realizado em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR) da UEL.

 

Mão na massa

 

As imagens do documentário “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para a Construção da Tolerância” foram captadas por Carlos Guilherme Loureiro Fortes e Yashiro Manuel Imazu, responsável também pelos registros fotográficos. O trabalho de edição do filme ficou por conta de Artur Ianckievicz e Fran Camilo.

 

O livro foi escrito pelo escritor, dramaturgo, poeta e tradutor Maurício Arruda Mendonça, com edição de Fábio Giorgio. Nacionalmente reconhecido, Mendonça é escritor, dramaturgo, poeta e tradutor. A publicação será lançada após a exibição do filme.

 

“A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para Construção da Tolerância” é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (Aarpa).

Foto: Yashiro Manuel Imazu

 

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *