Compositora de melodias de fino gosto e sentimento, letradas pelos melhores poetas da música brasileira e interpretada pelas vozes mais respeitadas da música do Brasil, Sueli Costa morreu na madrugada deste sábado, 4, no Rio de Janeiro, deixando uma vasta obra iniciada na década de 1970. A artista tinha 79 anos e continuava trabalhando tanto quanto antes.
Nos 50 anos de carreira, Sueli Costa deixa um legado na voz, no piano e na literatura musical, com 6 álbuns e diversos singles. Ela teve canções de sua autoria regravadas e ou interpretadas por ícones da música, como Elis Regina Angela Ro Ro, Ney Matogrosso, Simone, Fagner, Fátima Guedes, Gal Costa, Nana Caymmi, entre outros. A música “Coração Ateu”, interpretada por Maria Bethânia e que foi trilha de novela da Globo, foi composta nos anos 1970 e até hoje conserva grande frescor.
Entre seus sucessos estão “Dentro de mim mora um anjo”, gravada por várias cantoras, “Jura Secreta”, gravada por Simone e por Fagner, “Doce mentira”, “20 Anos blues”, “Cão sem dono”.
Um aval da categoria de Sueli Costa é o alto nível de seus parceiros, entre eles João Bosco, Gonzaguinha, Aldir Blanc, Cacaso, Tite Lemos, Victor Martins, Abel Silva, Fausto Nilo e Paulo Cesar Pinheiro.
A compositora nasceu em um lar de músicos. A mãe pianista era também professora de piano e regente de um coral. Foi em casa, observando a família, que a menina aprendeu a treinar o ouvido e se tornou, primeiramente, uma ouvinte de diversos gêneros, como a Bossa Nova, popular na época.