Luiz de Carvalho
O prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva, o Professor Índio (PSB), e o diretor do Núcleo Regional de Maringá da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Jucival Pereira de Sá, entregaram nesta quinta-feira, a um grupo de agricultores familiares da Microbacia Atlantic, uma plantadeira que também pode espalhar adubo. A máquina foi adquirida por meio do convênio com o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, do governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
A entrega foi feita na frente da prefeitura, com a presença do presidente da Câmara, Fabrício Cesar Martelozzi (PSL), o vice-prefeito Gilmar Cadamuro (PDT), secretários municipais, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR) e produtores familiares.
Em seu discurso, o prefeito destacou que a agricultura familiar tem grande importância na economia de Mandaguaçu e os produtores precisam de apoio para produzir ainda mais e com melhor tecnologia. “Os próprios agricultores familiares decidiram que tipo de apoio precisam da prefeitura e do governo estadual e assim muito trabalho foi realizado na conservação das estradas rurais, foi distribuído calcário para a correção de solo e agora chega a plantadeira, que será utilizada por todos os produtores do grupo que a solicitaram para fazer o plantio das próximas safras”.
Segundo o representante do governo, Jucival de Sá, o Programa de Microbacias é desenvolvido pelo governo estadual por meio da Secretaria da Agricultura, com parceria da prefeitura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), nascido da união da Emater com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Os recursos vêm de financiamento do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD-Banco Mundial).