Paulo Biazon se reúne com representantes de associações esportivas de Maringá

Biazon e associações esportivas discutem distribuição de verbas

O skate, que apesar do grande número de praticantes nunca recebeu recursos da prefeitura, entra no rateio da Secretaria de Esportes pela primeira vez

 

___________

 

Duro crítico do secretário de Esporte e Lazer de Maringá, Robson Xavier, ao qual acusa de privilegiar demais algumas modalidades esportivas e praticamente esquecer outras, o vereador Paulo Biazon (União) pretende fazer diferente e mostrar que é possível tratar todas as modalidades esportivas com equanimidade. Ele vai assumir a Secretaria de Esporte e Lazer no dia 1º de janeiro por escolha do prefeito eleito Silvio Barros (PP).

 

Nesta terça-feira, 17, o futuro secretário se reuniu com representantes de todas as associações esportivas que atuam em Maringá para tratar justamente da distribuição de verbas da prefeitura. Biazon já sabe o quanto a Secretaria de Esporte e Lazer terá do orçamento municipal para o ano que vem e agora definirá quanto cada modalidade receberá durante o ano.

 

Na tribuna da Câmara, várias vezes o vereador Paulo Biazon criticou Robson Xavier por concentrar os esforços e recursos da secretaria em favor do voleibol de areia, modalidade em que Robson é atleta e técnico, enquanto as modalidades relacionadas às artes marciais, por exemplo, ficam esquecidas, apesar do grande número de atletas e terem projetos sociais para crianças e adolescentes.

 

Segundo Paulo Biazon explicou aos representantes das entidades, com a nova distribuição, seis associações receberão um valor abaixo do que foi destinado no último edital, enquanto outras 33 terão o repasse elevado e outras 10 manterão o mesmo montante.

 

“Temos modalidades que fazem um excelente trabalho, mas há outras pessoas que também precisam de oportunidade para mostrar seu potencial. Tivemos que readequar seis para beneficiar 43”, explicou.

 

 

Incentivo pela primeira vez

A reestruturação também contempla modalidades que anteriormente não recebiam nenhum tipo de incentivo municipal, como é o caso do skate, um esporte que ganhou ainda mais relevância ao integrar o programa olímpico. Para Biazon, essa inclusão é essencial para fortalecer e diversificar o esporte na cidade.

 

O orçamento atual destinado às associações é de R$ 4,5 milhões, mas, segundo o secretário, o prefeito Silvio Barros já se comprometeu em aportar mais R$ 1 milhão suplementar para garantir a continuidade dos trabalhos com qualidade.

 

“Nosso compromisso é buscar emendas parlamentares para suplementar os valores também das seis associações que terão recursos reduzidos. O importante é oferecer oportunidade a todos, sem privilégios”, destacou.

 

Biazon também reforçou que, a partir de 2026, as entidades que atenderem um maior público poderão ter um aumento nos repasses.

 

“Essa será uma forma justa de reconhecer e valorizar o esforço de quem mais contribui para a prática esportiva na cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *