O coronel da Reserva Adilson Castilho Casitas, que por 20 anos comandou a Polícia Militar em Marialva, ocupou diferentes funções no 4º BPM e foi coordenador estadual da Defesa Civil, será o secretário de Assuntos Metropolitanos e Comunitários da prefeitura de Maringá a partir de 1º de janeiro.
A confirmação foi feita pelas redes sociais do prefeito eleito Silvio Barros (PP) na manhã desta segunda-feira, 4. Em mensagem gravada no final da semana passada, antes de embarcar para um evento na cidade do Cairo, no Egito, Silvio Barros falou da importância do diálogo entre a administração de Maringá e as cidades vizinhas.
Segundo ele, como cidade pólo de uma região, Maringá tem responsabilidade com as cidades vizinhas, de onde milhares de pessoas vêm todos os dias para trabalhar, estudar, fazer compras ou mesmo para se divertir.
“Maringá precisa fortalecer o diálogo e o planejamento conjunto com as cidades da nossa região. Saúde, segurança e mobilidade urbana são demandas comuns e, claro, terão resultados mais eficientes se planejarmos e trabalharmos em sinergia”, disse Barros.
Esse intercâmbio, de acordo com o prefeito eleito, deve ser feito de forma planejada por uma secretaria que tenha condições legais para trabalhar em conjunto com outras prefeituras. Ele entende que “o coronel Adilson Casitas tem experiência em gestão, na liderança e no diálogo com grandes equipes”.
Ao confirmar o nome do coronel da Reserva, Barros destacou as experiências em gestão e liderança regional de Casitas. “É um comandante nato, com atuação em importantes setores da Polícia Militar, tanto aqui em Maringá quanto em municípios vizinhos. Além disso, é alguém que nos conhece e caminha conosco há bastante tempo. Já estivemos juntos, inclusive, durante o governo da Cida Borghetti”.
O coronel Casitas disse que “é uma honra contribuir com a gestão do Silvio. O compromisso é, realmente, trabalhar em conjunto com os gestores da nossa região e buscar o desenvolvimento econômico e social. Vamos em frente, permitindo com que todos os municípios vizinhos cresçam junto com Maringá”, afirmou Casitas, durante o anúncio.
Assuntos Metropolitanos, trabalhando com a Amusep
A Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Comunitários foi criada no segundo mandato do prefeito Ulisses Maia (PSD) e sempre teve à frente o professor de Educação Física e desportista Fausto Herradon, que foi prefeito de Floraí e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
Herradon já tinha bom relacionamento com os prefeitos das 30 cidades da área da Amusep e teve facilidade para um trabalho em conjunto, especialmente na área do esporte, o que possibilitou que os moradores das cidades da região pudessem usufruir da estrutura que Maringá dispõe para promoções na área do esporte.
Outro trabalho destacado comandado por Fausto Herradon foi dirigido a pessoas da terceira idade que moram nas cidades da região. Embora muitas cidades tenham prefeitos novos a partir de janeiro, o caminho para um trabalho em conjunto com as cidades vizinhas já está pavimentado.
Denise ainda é a única mulher na equipe
Com Casitas, chega a nove o número de anunciados por Silvio Barros para o primeiro escalão da administração que começa em 1º de janeiro. Até agora, apenas uma mulher, a jornalista Denise Silva, foi anunciada. A equipe também até agora tem apenas um negro, o delegado Luiz Cláudio Alves, que entrou pela cota do PL.
Dos nove anunciados por Silvio Barros, apenas dois já foram secretários municipais, Vagner Mussio, que vai acumular as secretarias de Limpreza Urbana, Infraestrutura e a Coordenadoria de Defesa Civil; e o odontólogo Antonio Carlos Nardi, que volta à Secretaria Municipal de Saúde depois de ter sido secretário estadual e secretário do Ministério da Saúde durante o governo Dilma Rousseff.
Vale lembrar que o futuro secretário de Segurança Pública, Delegado Luiz Cláudio Alves, é vereador e foi reeleito com a segunda maior votação para a Câmara de Maringá nas eleições deste ano. Outro que também é vereador reeleito é Paulo Biazon, que vai assumir a Secretaria de Esportes e Lazer.
Os demais secretários anunciados até agora são o cientista político Tiago Valenciano, que assumirá a Secretaria de Cultura, o geógrafo José Roberto Behrend, que será presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM); o prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, futuro secretário da Educação, e agora o coronel Casitas.