Depois de ser vice-campeão paranaense e levar o time para a Série C do Campeonato Brasileiro, o técnico rejeitou propostas vantajosas por considerar que o trabalho no Maringá ainda não está concluído
__________
Luiz de Carvalho
No primeiro dia útil de 2025, esta quinta-feira, 2, o Maringá Futebol Clube confirmou a renovação do contrato do técnico Jorge Castilho para a temporada de 2025. Castilho renova com o único clube em que trabalhou como técnico e onde constrói uma história vitoriosa.
O treinador chegou ao clube em 2020, como auxiliar técnico e posteriormente assumiu o comando da equipe e nunca mais saiu.
Nos últimos meses, desde que levou o Maringá FC ao vice-campeonato paranaense e a subir da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro, além de ter feito bonito na Copa do Brasil, Castilho foi sondado por muitas equipes, tanto do Paraná quanto de outros Estados, inclusive time que estão nas divisões mais elevadas do futebol brasileiro. Mas, apesar de algumas propostas serem vantajosas, preferiu continuar no Dogão por considerar que ainda tem muito a ser feito.
Nenhum outro time das divisões do futebol paranaense conserva o mesmo técnico a tanto tempo e é o segundo técnico mais longevo dos clubes com divisão nacional do futebol brasileiro, atrás apenas de Abel Pereira, do Palmeiras.
Jorge Luiz Fernandes Castilho tem 42 anos, é natural de Guarujá (SP). Quando chegou ao Maringá FC, em 2020, foi na condições de auxiliar técnico de Beto Portella e assumiu o comando da equipe durante a segunda divisão do Campeonato Paranaense, conquistando o acesso para a elite do estadual.
Em 2021, novamente iniciou como auxiliar técnico, mas dessa vez de Marcos Soares e, na quinta rodada, assumiu o time na zona de rebaixamento e conseguiu a classificação para as quartas de final do Paranaense.
Em 2022 já efetivado, iniciou a temporada como treinador e conquistou feitos importantes para o MFC, como o vice-campeonato paranaense e as vagas para a Copa do Brasil e Brasileiro Série D do ano seguinte.
O ano de 2023 foi outro importante para o clube e para o treinador, quando chegou à semifinal do Paranaense, à terceira fase da Copa do Brasil, com vitória sobre o Flamengo no primeiro jogo por 2 a 0.
Considerado o ano mais importante da história do Maringá FC, em 2024, o treinador foi mais uma vez vice-campeão paranaense, chegou à segunda fase da Copa do Brasil, eliminando o América Mineiro na primeira fase, e conquistou o tão sonhado acesso para a Série C, com uma das melhores campanhas da história da competição.
Ao todo, Jorge Castilho já esteve a frente do clube em 112 jogos, conquistando 56 vitórias, 33 empates e 23 derrotas, com um aproveitamento de 60% dos pontos disputados.
Em 2024, a cidade de Maringá expressou sua admiração ao técnico do Maringá, que foi agraciado com o Brasão do Município e título de Mérito Comunitário, homenagem feita pela Câmara Municipal como reconhecimento de serviços prestados à cidade e à comunidade.
Confiança em mão dupla
Segundo o treinador, a oficialização da renovação só reforça a confiança no trabalho e a seriedade que o Maringá Futebol Clube tem desenvolvido no projeto.
“Estou feliz com a renovação, com a confiança no trabalho, já tínhamos apalavrado, mas faltava assinar e hoje pudemos concretizar mais esse passo que mostra a seriedade do Maringá FC. É um clube que eu amo, que merece estar cada vez mais na prateleira de cima do futebol brasileiro e eu tenho certeza que vai chegar. Esperamos ter um 2025 novamente de muitas vitórias, conquistas, acesso, e se Deus quiser, um título para coroar tudo que estamos fazendo ao longo desses anos”, projetou Castilho.
Neste ano, o Maringá FC terá pela frente o Campeonato Paranaense, que inicia no próximo dia 12, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.
O clube já está treinando desde o dia 28 de novembro e até o momento já anunciou nove reforços e três retornos de empréstimos. A base do elenco de 2024 foi mantida para 2025.