Começa na próxima quarta-feira, 18, a 35ª edição do Safratec, evento realizado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa, em Floresta, a 20 quilômetros de Maringá. A expectativa é de que cerca de 6 mil visitantes compareçam ao Safratec 2023, que dura dois dias.
A exemplo das edições anteriores, foi programada uma série de atividades com foco, principalmente, na apresentação e transferência de tecnologias para o aumento da produtividade das lavouras.
O evento abre a programação de aniversário de 60 anos da Cocamar, a serem completados em março, e também é parte da agenda comemorativa dos 50 anos da Embrapa, tradicional parceira da cooperativa.
“A inovação é uma das marcas do Safratec”, afirma o coordenador da feira, o engenheiro agrônomo Felipe Morota. Segundo ele, os visitantes vão percorrer oito estações técnicas, com roteiro a ser organizado às 10h, 11h, 14h e 15h.
Na primeira, sobre Manejo de Solos, os pesquisadores Júlio Franchini e Henrique Debiasi, ambos da Embrapa Soja, abordarão a importância das raízes no sistema de solo, bem como raízes de plantas de cobertura; a segunda estação terá como tema Plantas Daninhas, com Fernando Adegas (Embrapa Soja) e Ruben Júnior (UEM), focando nas principais diferenças entre as tecnologias Enlist e Xtend;
Na terceira estação, sobre Sorgo, os pesquisadores Cícero Menezes e Emerson Borghi, ambos da Embrapa Milho e Sorgo, vão tratar de mitos, verdades e vantagens dessa cultura; a quarta estação, a respeito do Antecipe, sistema de antecipação da semeadura do milho em meio à cultura da soja, incluindo vantagens e desafios, será apresentado por Décio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo e Dionísio Gazziero, da Embrapa Soja;
Na quinta, sobre Cigarrinha e Enfezamento, a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Dagma Silva e o pesquisador Ivan Bordin, do IDR/PR, vão atualizar o cenário do complexo de enfezamento, cuidados de manejo e escolha de híbridos. Por fim, a sexta estação estará centrada em braquiária e crotalária no sistema de produção e consórcio com milho e sorgo, a cargo de Gessi Ceccon, da Embrapa Agropecuária Oeste.
A exemplo dos anos anteriores, o Safratec terá uma estação sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com demonstrações às 11 e às 15h em que pesquisadores da Embrapa Gado de Leite estarão falando sobre forrageiras como capim capiaçu e kurumi, BRS Integra, e azevém BRS. No mesmo espaço, a Cocamar apresentará detalhes do seu programa de produção de carne precoce, às 14h.
A estação de Aquicultura em Sistema de Recirculação é outro atrativo do evento, com palestras sobre o seu funcionamento e visitação.
Modernas tecnologias de maquinários agrícolas e conectividade poderão ser acompanhadas no estande da Cocamar Máquina/John Deere, enquanto os resultados da aplicação de adjuvantes e fertilizantes foliar Viridian, produzidos pela Cocamar, vão ser observados em lavouras de diferentes estágios.
No mais, 24 empresas parceiras, produtoras de agroquímicos, fertilizantes e sementes, entre outros itens, apresentarão suas mais avançadas tecnologias.
O Safratec 2023 vai contar, ainda, com a presença de concessionárias de veículos e algumas empresas, como incorporadoras de instituições de ensino, oferecendo seus produtos e serviços.
Veja também