De Paula vai acabar com compra de vagas em creches

De Paula anuncia ampliação da UPA e o fim da compra de vagas em creche

O novo prefeito mandou secretários contratar professores temporários e médicos, construir salas de aula e a nova sede da Apae

 

________

 

Luiz de Carvalho

Se era para causar impacto na chegada, o prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula Júnior (PSB), usou e abusou do direito de mostrar que a administração anterior falhou feio nas áreas consideradas prioritárias para a população, como Saúde e Educação, e propôs um choque de gestão logo nos primeiros dias de trabalho.


De Paula, que já foi prefeito de Sarandi em outros dois mandatos e teve problemas com a Justiça para registrar a candidatura em 2024, subiu o tom durante a solenidade de posse, nesta quarta-feira, 1º de janeiro, na Câmara Municipal, ao determinar publicamente à sua secretária de Educação, Adriana Palmieri, que se faça acompanhar do Conselho Municipal de Educação e vereadores para visitar escolas municipaisexasd5f e Centros de Educação Infantil (CMEIs) que se encontram em condições precárias, com salas interditadas, chovendo dentro, com paredes rachadas.

De Paula vai acabar com a compra de vagas em creches

Ao anunciar seu secretariado, o prefeito Carlos Alberto de Paula repassou também as primeiras missões da equipe Foto: Reprodução

 

Segundo o prefeito, Sarandi tem salas de aula interditadas ao tempo em que grande quantidade de crianças está sem aula. Ele citou o caso da Escola Municipal Cecília Meirelles, que está com salas fechadas por falta de manutenção.

 

Um mês atrás, Sarandi foi assunto na imprensa devido a uma ação do Ministério Público do Estado do Paraná que revelou a situação caótica em que se encontra a Escola Municipal Criança Esperança, a escola do Caic, que está com paredes rachadas, infiltrações, vidros quebrados, elém de peças de ferro sendo corroídas pela ferrugem, o que significa risco de ferimentos e tétano para os alunos e funcionários.

 

O prefeito anunciou vai acabar a compra de vagas em creches. “Comprar vagas é dinheiro que vai e não tem retorno”, disse De Paula, deixando claro que seu objetivo, ao invés de comprar vagas, é construir creches e ampliar as atuais.

 

“Vamos fazer um cronograma e tratar de reforma e construção de salas e escolas imeditamente, vamos realizar um processo seletivo para a contratação imedita de professores temporários até a realização de concurso público para a contratação de professores”.

 

Segundo o prefeito, a cidade tem cerca de 15 salas de educação infantil fechadas enquanto o município está comprando vagas. “Compra de vagas é um dinheiro que vai e não volta e isto não vai acontecer mais”.

 

 

UPA vai quase triplicar o tamanho

Também o novo secretário de Saúde, Erasmo Carlos Pereira, o Erasmo da Saúde, começa o trabalho a toque de Caixa. Vereador reeleito, Erasmo trabalha há 30 anos na saúde pública e começa seu trabalho pela UPA, foi das principais críticas da população à administração municipal.

De Paula assume prefeitura anunciando a ampliação da UPA

A UPA, principal unidade de saúde pública de Sarandi, é foco de inúmeras reclamações por falta de estrutura a profissionais Foto: Arquivo

 

“O Erasmo começa a trabalho buscando os meios para a contratação de mais 15 médicos de clínica geral, cinco pediatras e cinco ginecologistas, ainda em janeiro”, adiantou De Paula, destacando que as secretarias de Saúde e de Urbanismo começam a organizar a reforma e ampliação da UPA. Para isto, R$ 3,5 milhões já estão em conta.

 

Segundo o prefeito, o prédio atual, de 900 metros quadrados, será ampliado para 2,6 mil m².

 

“Há um ano estão depositados na conta da prefeitura de Sarandi R$ 3 milhões para a Saúde e vamos usar parte deste dinheiro para zerar a fila de ressonâncias magnéticas”.

 

De Paula também falou sobre o início do funcionamento da Casa do Austista, começando em um imóvel que será alugado até que se construa a se definitiva, assim como a construção da nova sede da Apae.

 

 

Também em Metrô 376

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *