Práticas simples podem evitar problemas como insolação e alergias
Por ser naturalmente quente e de sol forte, o verão por si só já exige cuidados especiais com a pele, mas esses cuidados precisam ser redobrados porque a estação é aquela em que as pessoas mais se expõem aos raios solares por ser propícia a atividades ao ar livre, passeios, exercícios, praias e piscinas. A dermatologista Fabíola Tasca lembra que o Brasil, um país tropical, está em uma região onde é alta a incidência dos raios ultravioletas, que é mais elevada durante o verão. Segundo ela, redobrar os cuidados nesta estação é cuidar da saúde, pois além dos problemas comuns, como queimaduras, surgimento de manchas, o excesso de raios solares pode provocar também câncer de pele.
Especialista em Dermatologia, a Dra Fabíola Tasca é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser, foi professora auxiliar da Universidade Estadual de Maringá (UEM), dedicou-se a pesquisas nas áreas de Vitiligo, Câncer de Pele e Cosmiatria. Em sua clínica, na Avenida Humaitá, próximo ao Country Clube, em Maringá, ela falou da relação pele e verão e deu importantes orientações para proteção.
ME – Quais são os principais cuidados que devemos ter com nossa pele no verão?
Fabíola Tasca – É preciso tomar muito cuidado com relação à exposição ao sol, dar preferência para se expor nos horários que são recomendáveis e evitar o sol em horários de ponto muito crítico, principalmente por volta do meio-dia. É importante também usar bastante filtro solar, não só no corpo, mas também em regiões que normalmente são esquecidas, como orelhas, dorso de pés, axilas, couro cabeludo, principalmente homens calvos e mulheres que tiverem muitas entradas. Além disso, usar chapéus ou bonés que vão melhorar a proteção.
Por que é importante usar filtro solar no verão? Há necessidade de reaplicar?
Sim, é muito importante usar o filtro solar nesta época do ano porque ele vai evitar o surgimento de manchas e evitar a piora de manchas já existentes, principalmente o melasma. É importante o uso do filtro porque o sol é um dos principais fatores que atua na formação de rugas e no envelhecimento precoce. Um verão inteiro, dois três meses, com a pessoa se expondo ao sol sem a proteção do filtro pode resultar em um prejuízo muito grande no colágeno da pele. Os raios ultravioletas degradam nosso colágeno, predispondo não só a rugas, mas também à flacidez.
Nesse caso, há necessidade de reaplicar o filtro solar?
Sim. Há necessidade de reaplicar a cada duas a quatro horas. Se o sol estiver muito intenso e houver excesso de transpiração, se a pessoa estiver entrando em piscina, fazendo com que a proteção do filtro dure menos, há necessidade de reaplicação a cada duas horas.
O que deve ser mudado no skin care no verão?
Devemos suspender o uso de ácidos em concentrações altas, principalmente o Ácido Retinóico, a Hidroquinona e o Ácido Glicólico, e devemos usar mais hidratantes e mais oxidantes, como a vitamina C e a Nicotinamida. O uso de acidos em concentração muito alta pode deixar a pele mais vermelha, que, em contato com os raios solares, pode provocar manchas. Então, a gente prefere que o paciente use produtos à base de hidratantes e antioxidades. Além disso, o uso do filtro solar é obrigatório e normalmente aumentamos de Fator 30, ideal para o inverno, para, no mínimo, o Fator 50 durante o verão.
Como melhorar a hidratação da pele no dia a dia do verão?
Além de ingerir muitos líquídos, procurar usar sabonetes na hora de tomar banho, mais hidratantes, e logo após sair do banho procurar usar hidratantes que tenham vitamina E, Aloé vera, Manteiga de Karité, óleos de uva, Fora isso, o médico pode prescrever – sempre mediante consulta e análise – antioxidantes via oral, como a Luteína e o Ômega 3, que vão ajudar na hidratação da pele.
Como melhorar a hidratação dos pés, um problema que atinge muita gente no verâo?
Devemos usar hidratantes à base de uréia, em concentrações de 10% a 30%, à noite, antes de dormir. É importante observar se não está havendo escamação. Se tiver escamação no pé, isso significa que não é só ressecamento: pode ser presença de fungos, a famosa micose. Aí, nesse caso é melhor usar medicação de uso tópico.
Como melhorar o aspecto da celulite e da flacidez durante o verão?
O ideal é que se comece o tratamento, tanto para celulite quanto para a flacidez, ainda durante o inverno. Mas, quem deixou para a última hora também ainda pode melhorar. De que maneira? A celulite e a flacidez nós tratamos com aparelhos a laser, como ultrasssom microfocado, o Ultraformer MPT, que melhora a flacidez e também o aspecto da celulite. Pode ser feito também um tratamento associado, que é a aplicação de bioestimuladores de colágeno à base de uma substância chamada Ácido Polilático, que melhora ainda mais a flacidez. E aparelhos específicos para tratar a celulite combinam rádiofrequência com sucção. Fora isso, é evitar alimentos muito pesados, com muito açúcar, frituras, e ingerir bastante água durante o dia.
Que tipo de filtro solar é melhor usar no verão, com base ou sem base?
Para quem tem melasma e para quem tem manchas, é melhor usar filtro com pigmento, com base. Porém, pacientes que não se adaptarem a filtro com base podem usar sem base. É importante no verão usar filtro com no mínimo Fator 50 de proteção e reaplicar quando necessário.
O que fazer se torrou no sol?
Num casos desses, é necessário se conscientizar, verificar onde foi o erro para não repeti-lo, ingerir bastante água e outros líquidos e hidratar bem a pele com hidratantes calmantes, à base de Aloé vera. Se for muito extensa a queimadura solar, às vezes é necessário procurar uma unidade de pronto atendimento. É importante saber que uma queimadura solar não é só dolorida e desconfortável: ela também pode levar ao envelhecimento precoce da pele, ao surgimento de manchas e também ao desencadeamento de câncer de pele.