Doodle do Google mostra ação das mulheres em todas as áreas

Luiz de Carvalho

Como era de se esperar, desde o primeiro segundo deste 8 de Março, a página do buscador do Google exibe um Doodle em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, desta vez trazendo uma animação apenas com mãos, mãos de mulheres exercendo praticamente todas as funções, todas as profissões que até algum tempo atrás eram exercidas basicamente somente por homens.

Todos os anos nesta data o Google faz sua homenagem às mulheres na sua página de busca exibida no mundo inteiro, assim como faz com outras datas comemoradas mundialmente.

A celebração de um dia para destacar a importância e a conquista das mulheres nasceu sem uma data definida. Tudo começou em 1909 em New York, quando o Partido Socialista organizou um dia da mulher em 20 de fevereiro, uma manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino. Durante as conferências de mulheres da Internacional Socialista, em Copenhague, no ano seguinte, foi sugerido por Clara Zetkin que o Dia da Mulher passasse a ser celebrado todos os anos.

A partir de 1913, as mulheres russas passaram a celebrar a data com manifestações realizadas no último domingo de fevereiro. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro, no calendário juliano, ainda na Rússia Imperial, organizou-se uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país. Operários metalúrgicos acabaram se juntando à manifestação, que se estendeu por dias e acabou por precipitar a Revolução de 1917.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *