O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem a Foz do Iguaçu na manhã desta quinta-feira, 16, para comandar a solenidade de posse do novo diretor geral de Itaipu Binacional, ex-deputado federal Enio Verri, uma escolha pessoal do presidente para o principal cargo na estrutura organizacional da segunda maior hidrelétrica do mundo. A posse acontece às 10 horas no auditório maior da hidrelétrica.
O ministro das Minas e Energia Alexandre Silveira de Oliveira também estará presente, já que a Binacional está ligada a sua pasta. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que está em missão comercial na Ásia, será representado pelo governador em exercício Darci Piana (PSD). O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), e o vice-prefeito Edson Scabora, além de outros prefeitos de todo o Estado, confirmaram presença no evento.
Novos diretores e conselheiros
Indicado por Lula à função, Verri substitui o almirante Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira da Itaipu desde fevereiro de 2022, nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foto: Rubens Fraulini
Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. Além de Enio Verri, estão confirmados para a Itaipu os nomes para os cargos de diretor de Coordenação, Carlos Carboni, e de diretor jurídico, Luiz Fernando Delazari.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, os seis conselheiros também já foram definidos, tiveram seus nomes aprovados e aguardam a tramitação na Casa Civil para as respectivas nomeações. Os nomes confirmados são o do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministra de Gestão, Esther Dweck.