hidrogênio verde

Enio Verri vai presidir Itaipu a convite do presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira, 26, o deputado federal reeleito Enio Verri (PT) para formalizar o convite para que assuma a presidência da Itaipu Binacional, maior hidrelétrica do Brasil e segunda maior do mundo. O deputado maringaense aceitou o convite e vai entrar no lugar do almirante Anatalicio Risden Junior.

 

O nome de Verri vinha sendo cogitado desde antes da posse de Lula na Presidência, porém, ele próprio negava-se a comentar o assunto porque não tinha conversado com o presidente sobre o assunto.

 

Economista, professor e eleito para o terceiro mandato de deputado federal, o petista tem conhecimento no serviço público a partir de cargos na prefeitura de Maringá, no governo do Estado do Paraná e no Ministério do Planejamento. Ele é membro do PT há 40 anos.

 

Para assumir a direção da binacional, Verri terá que renunciar o mandato de deputado e a saída dele da Câmara abre caminho para outra liderança regional do Oeste no Paraná, o suplente Elton Welter, vereador de Toledo.

 

“Assumir um cargo tão importante é uma honra para qualquer um e eu me sinto honrado por ter sido uma escolha do próprio presidente “, disse Verri.

 

Segundo ele, presidir uma empresa do porte de Itaipu não é somente uma grande responsabilidade, mas também um grande desafio, pois considera que a empresa, que tem um orçamento quase tão grande quanto o do Estado do Paraná, pode ter uma grande participação no desenvolvimento dos Estados, principalmente do Paraná, onde está instalada. 

 

“Entendo que a usina deve ter um programa para auxiliar os municípios paranaenses”, diz.

 

“Um dos meus compromissos será trazer de volta o perfil de investidor estratégico da usina para desenvolvimento econômico do País”.

 

Enio conta que desde que foi consultado sobre a possibilidade de assumir o cargo, sabia da responsabilidade e do enorme desafio de colocar a Itaipu em novos rumos, seguindo os planos do atual governo.

Enio Verri com Lula

A ligação entre Lula e Enio Verri vem de mais de 40 anos Foto: Arquivo

 

“O convite do Lula é como um chamado. Você aceita e toma para si esse desafio, que é reconstruir um país voltado para o desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. Sinto-me honrado por o presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético”, disse.

 

Em 2023, o Tratado de Itaipu completa 50 anos, e está prevista a revisão do Anexo C. O que envolve a reedição de cálculos e prestação de serviços entre Brasil e Paraguai.

 

“Não tenho dúvidas que essa nova gestão, com os novos conselheiros e diretores, vai buscar o melhor para os dois países, sem afetar o preço da energia elétrica no Brasil”, comentou Enio Verri.

usina de itaipu

A gigante Itaipu responde por mais de 8% de toda energia elétrica consumida pelo Brasil Foto: Itaipu

 

Itaipu tem 14 mil megawatts (MW) e responde pelo abastecimento de aproximadamente 8,4% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 85% do Paraguai. A parte da geração de energia que o Paraguai não usa, pelo Tratado de Itaipu, deve vender ao Brasil, e nessa cessão o país vizinho sempre foi linha dura na questão de alterar as tarifas. Enquanto isso não acontece, a usina usa para este ano uma tarifa provisória estabelecida pela Aneel de US$ 12,67 por quilowatt.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *