Cumprindo mais uma promessa de campanha, o prefeito Silvio Barros (PP) e o secretário de Segurança Pública, Delegado Luiz Alves, entregaram nesta quarta-feira, 14, uma base da Guarda Civil Municipal (GCM) no distrito de Floriano. Além das equipes táticas, as patrulhas Maria da Penha, Ambiental e Escolar poderão lançar operações diretamente da base.
O módulo de segurança descentralizado é o terceiro entregue neste ano. O primeiro foi entregue na Zona Sul, em fevereiro, e o segundo no distrito de Iguatemi, em abril. O município também entregará neste ano outro módulo na Zona Norte.
Para os moradores do distrito, a segurança era uma das principais preocupações, já que Floriano tem recebido novos conjuntos habitacionais e loteamentos, a população aumentou muito e também a criminalidade, porém o poder publicou não acompanhou este crescimento no quesito segurança.
Quando de alguma ocorrência, os moradores dependiam de viaturas da Polícia Militar ou mesmo da Guarda Municipal que saíam de Maringá até o distrito, o que levava muito tempo e muitas vezes chegavam quando não eram mais necessárias.
O morador Belino Bravim Filho, que foi vereador durante sete mandatos, lutou para que o distrito contasse com uma base da PM, mas não conseguiu sensibilizar o comando da corporação. Mesmo quando solicitou base da Guarda Municipal, também não foi atendido.
Somente agora, com nova administração e novo secretário de Segurança, o distrito é atendido. Além de ser promessa do novo prefeito e do novo secretário, a GCM pode chegar a Floriano após o chamamento de aprovados no último concurso para guarda municipal.

O prefeito Silvio Barros destacou que a sensação de segurança melhora a qualidade de vida da população Foto: Rafael Macri
“As bases são importantes e contam sempre com as mesmas equipes para que a comunidade crie vínculos com as forças de segurança e que os agentes conheçam a rotina da região”, disse o prefeito Silvio Barros durante a inauguração do espaço da GCM em Floriano.
Guarda em Floriano fica em praça de esportes
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, destacou que a entrega da nova base representa um grande avanço para a segurança pública e uma conquista histórica para a comunidade de Floriano. “Floriano não fica tão próximo da região central e, quando havia necessidade do apoio da Guarda, o tempo de deslocamento não era favorável. Agora, temos uma equipe aqui para patrulhamento 24 horas do distrito e bairros adjacentes”, disse.
A nova base de Floriano foi viabilizada pela Secretaria de Esporte e Lazer por meio da cessão de uma sala no Centro Esportivo Joaquim Pires de Oliveira. O espaço tem sala de escritório, banheiro e copa.
O Centro Esportivo foi escolhido para base da GCM por tratar-se de local de grande movimentação de público, o que significa que em pouco tempo os agentes conhecerão boa parte da população e também se tornarão conhecidos das pessoas que frequentam ou passam pelo Centro Esportivo. Além disso, trata-se de local que conhecido por todos.
Veja também