O inovador planejamento luminotécnico do Eurogarden Maringá conquistou o 2º lugar na categoria Arquitetura e Paisagem da primeira edição do Prêmio Latino-Americano de Projetos de Iluminação. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pela Associação Brasileira da Arquitetura de Iluminação (AsBAI), organizadora do prêmio
O Plano Diretor de Iluminação (PDI) foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Rafael Leão, fundador do escritório Conforto Visual projetos de iluminação, e segue os critérios das certificações internacionais LEED, WELL e da norma ABNT NBR 5101:2020.
A proposta reduziu drasticamente o ofuscamento e a poluição luminosa e ampliou o conforto visual de pedestres e ciclistas. O plano contribui para a qualidade do sono da população, com menor impacto na produção de melatonina, e reduz interferências na fauna e na flora locais.
O projeto estabeleceu níveis distintos de iluminância conforme a relação de cada via com o entorno. Vias arteriais primárias, por exemplo, recebem iluminância média mais elevada, enquanto vias locais ou arteriais secundárias operam com índices mais baixos.

Em qualquer área do bairro sustentável Eurogarden a iluminação é suave, mas com claridade suficiente Foto: Divulgação
Outro destaque é a definição de gradientes de luminosidade, que garantem uma transição harmoniosa entre trechos com diferentes intensidades de luz — promovendo adaptação visual sem alterações bruscas. Todo o bairro adota temperatura de cor de 3.000K, com baixa emissão espectral na faixa dos azuis, respeitando normas internacionais de controle da poluição luminosa e as exigências da certificação WELL
Sobre o Prêmio de Projetos de Iluminação
O Prêmio Latino-Americano de Projetos de Iluminação é uma iniciativa bienal da AsBAI, em parceria com associações de arquitetura de iluminação da Argentina, Colômbia, Peru, Guatemala e Chile. A cerimônia de premiação ocorreu na sede do CAU/SP (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo).
A premiação celebra a excelência, criatividade e inovação no design de iluminação, reconhecendo projetos que transformam espaços, inspiram e elevam o padrão da profissão.
A primeira edição presta homenagem ao designer de iluminação Peter Gasper — nascido na Alemanha em 1939 e radicado no Brasil desde os anos 1950 —, que se destacou por sua contribuição pioneira à iluminação arquitetônica e cênica no país.