Começa ainda neste mês e continua em setembro a primeira edição dos Jogos Metropolitanos da Amusep, evento que vai envolver as 30 cidades da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) em 10 modalidades esportivas. Cada cidade deverá ter uma seleção formada pelos moradores e outra somente de servidores públicos em cada modalidade.
O evento é uma iniciativa do governo estadual e está sendo organizado pela Superintendência Geral do Esporte, a Amusep e a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais da prefeitura de Maringá. As secretarias e departamentos de Esportes e Lazer das prefeituras já estão trabalhando na organização de suas equipes.
- Mandaguari quer zerar fila de exames de vista
- Presidente da AMP fala de projetos com prefeitos da Amusep
Em agosto e setembro acontece m as etapas municipais, com as partidas acontecendo nos finais de semana. Nos dias 22 e 23 de outubro serão realizadas as etapas microrregionais. A grande final está marcada para os dias 18, 19 e 20 de novembro, em Maringá.
Esporte e lazer em todos os municípios
A realização da competição foi definida durante reunião da Superintendência de Esportes, Secretaria de Assuntos Metropolitanos e os prefeitos das 30 cidades da Amusep, junto com seus secretários de Esportes e Lazer. “Todos os 30 municípios da região da Amusep vão estar envolvidos. Vamos promover a saúde e a integração social da população, por meio do esporte”, destaca o presidente da Associação e prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla (MDB).
O secretário de Assuntos Metropolitanos de Maringá, Fausto Herradon, que é professor de Educação Física, atleta e tem experiência na organização de eventos esportivos, diz que os Jogos Metropolitanos da Amusep vão mobilizar milhares de moradores das 30 cidades da Amusep nos torneios de Beach Tênis, Futevôlei, Vôlei de Praia, Vôlei de Câmbio, Vôlei de Escuro, Bocha Caipira, Malha, Sinuca, Cacheta, e Truco.
O representante da Superintendência de Esportes do Paraná, professor Agnaldo Baldo, lembra que o evento será destinado ao público de varias idades, desde a adolescência até da terceira idade.
Tanto Baldo quanto Herradon se dizem convictos de que os Jogos Metropolitanos da Amusep atingirão seu objetivo de promover a integração e a atividade física e serão consolidados como evento anual da região.