Primeira pessoa registrada como nascida em Maringá, o engenheiro florestal e empresário do ramo de hotelaria Juracy Cordeiro da Silva, o ‘filho do Zé Maringá’, morreu na noite desta sexta-feira, 7, em um hospital de Curitiba. Ele tinha 79 anos, era casado com Regina Maria Piechnik Cordeiro da Silva e deixa duas filhas. Após velório na Capital do Estado, onde Juracy vivia desde 1961, o corpo será trasladado para Maringá e sepultado no Cemitério Municipal, no túmulo em que foram sepultados outros familiares, entre eles sua mãe, Eleutéria Cordeiro da Silva, morta em 1964.
Juracy nasceu em 1943, quando Maringá se resumia a algumas casas de madeira próximas ao Hotel Campestre, da Companhia Melhoramentos, que era gerenciado por seu pai, o pernambucano José Ignácio da Silva, que ficou conhecido como Zé Maringá, que a história apresenta como o primeiro morador de Maringá.
Após o nascimento, o menino foi registrado em um cartório de Cambé, cresceu na região hoje conhecida como Maringá Velho, fez o ginásio no Colégio Gastão Vidigal – que na época era onde hoje é o Instituto de Educação – e formou-se em Engenharia Florestal, fundou e dirigiu a Dasotec Planejamento e Engenharia Florestal. Mas, os últimos anos foram de dedicados a cuidar de um hotel que comprou em Curitiba, o King Apart Hotel.
Apesar de viver na Capital há 60 anos, Juracy Cordeiro da Silva sempre voltava a Maringá, onde tinha amigos e parentes. Também esteve na cidade para participar de festejos alusivos ao aniversário da cidade.