A viagem cultural que um grupo de alunas da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) fez no ano passado para Londres, Inglaterra, agradou tanto que neste ano a viagem tem mais gente, vai durar quase o dobro do tempo e ainda acrescenta Paris no roteiro.
O grupo embarcou terça-feira, 22, vai passar oito dias em Londres e mais cinco na capital francesa. A inclusão de Paris no roteiro foi a pedido das alunas, já que as capitais dos dois países ficam próximas, separadas pelo famoso Eurotúnel, também conhecido como Channel Tunnel pelos ingleses e Tunnel sous la Manche pelos franceses.
Participam do roteiro cultural alunos do Curso de Inglês da Unati, que fazem a viagem por iniciativa da professora Rosângela Alves, do Departamento de Letras Modernas da UEM. O objetivo é possibilitar uma oportunidade a alunos da Unati se comunicar com falantes de outros países na língua inglesa.

Foto do embarque da caravana cor de rosa no ano passado Foto: Unati UEM
“Eles vão ter a experiência de vivenciar, passar alguns dias no contexto na língua inglesa”, diz a professora Rosângela, que conhece bem Londres por já ter morado lá.
As mulheres participantes, todas da terceira idade, usam jaquetas cor de rosa para que não se percam das demais, o que deu ao grupo o apelido de “Ladies in Pink”, ou LiP, numa alusão ao filme “Men in Black”, ou MiB, Homens de Preto. Os homens do grupo não quiseram vestir rosa.
Na Inglaterra, Ladies in Pink e os “garotos” vão visitar pontos como Stonehenge, Costwolds, Liverpool, Stratford-upon-Avon e outros. Já na França o grupo vai a Versailles, Normandia e, é claro, Paris, com direito a jantar na Torre Eiffel.
Alguns pontos no roteiro das Ladies in Pink da Unati
Bath, cidade conhecida por suas fontes termais naturais e pela arquitetura georgiana do século XVIII. A pedra de Bath, na cor ocre, é bastante usada na arquitetura local, inclusive na Abadia de Bath, famosa por suas abóbadas em leque, sua torre e seus grandes vitrais.
As Costwolds é um lugar de residência muito cobiçado. Colinas são coroadas por fortes e há muitos vestígios da pré-história, incluindo cemitérios, com túmulos do Neolítico e da Idade do Bronze. Longe das minas de carvão, a região escapou aos efeitos da industrialização, e o seu modo de vida rural foi preservado.
Oxford, a cidade dos “Dreaming Spires”, é famosa mundialmente pela sua universidade (Universidade de Oxford) e lugar na história. A universidade de Oxford é a mais antiga das universidades de língua inglesa, considerado uma das 10 melhores universidades do mundo.
O Residential Sunlight é uma vila pacífica de Merseyside fundada por um empreendedor da era vitoriana para abrigar seus operários. Suas casas de Artes e Ofícios estão cercadas por caminhos que serpenteiam pelos campos e bosques. O Port Sunlight Museum detalha a história da vila.
Stonehenge, denominado pelos saxões de hanging stones (pedras suspensas) e referido em escritos medievais como dança dos gigantes, existem diversas lendas e mitos acerca da sua construção, creditada a diversos povos da Antiguidade.
Mais notícias de Maringá