Confiante que poderia vencer o Coxa, ao entrar em campo o Maringá FC sonhou com São José na fase do mata-mata, mas não combinou com o adversário
Luiz de Carvalho
O Maringá Futebol Clube, que vinha no embalo de quatro vitórias consecutivas, perdeu o último jogo da fase de Classificação do Campeonato Paranaense para o Coritiba, quando a vitória lhe garantiria terminar a primeira fase como líder e a tranquilidade de ir para o mata-mata enfrentando a, supostamente, mais fraca das oito equipes classificadas.
O Maringá FC perdeu de virada por 3 a 1 e terminou a fase em quarto lugar, com 19 pontos. Assim, ao invés de enfrentar o São-Joseense no mata-mata, terá pela frente o Cascavel, que terminou em quinto lugar.
O time maringaense tem a vantagem de decidir em casa porque finalizou a fase classificatória em melhor posição do que o rival, que ficou uma posição e um ponto atrás.
Como desvantagem tem a lembrança de que, no ano passado, foi para o mata-mata contra o mesmo Cascavel e acabou eliminado ao perder no Willie Davids o jogo da volta.
O vencedor no cruzamento terá assegurada a participação no Campeonato Brasileiro da série D em 2023 e estará candidato a umas vagas do Estado na Copa do Brasil. Neste caso a disputada envolve também Operário e Londrina e Cianorte.
Superioridade coxa-branca
O Maringá FC fez um bom primeiro tempo, mas o Coxa foi superior desde o início, buscando abrir o placar com ataques perigosos. Porém, depois de algumas chegadas de perigo por parte do Coxa, foi o Maringá quem abriu o placar.
Aos 16 minutos, Raphinha chutou fraco, mas o goleiro Muralha cometeu mais uma das daquelas falhas de sua carreira de altos e baixos.
Mas, o time da Capital respondeu imediatamente. Aos 18, Andrey cruzou, Gamalho cabeceou e Luciano Castán aproveitou rebote para empatar.
A partir daí, os dois times passaram a fazer ataques, mas ambos pecavam nas finalizações. Aos 41, Andrey, que jogou muito, fez o seu de cabeça.
Sem sossego, mesmo em jogo morno
No segundo tempo, não houve sossego. O Coxa seguiu dando trabalho para a defesa do Maringá. Logo no início da etapa, Gamalho teve grande chance, mas a bola desviou na zaga. Depois disso, a partida ganhou ares de tranquilidade, mas as equipes continuaram procurando espaços para criar jogadas de perigo.
Aos 25, o Coxa encontrou espaço para fazer o terceiro. Após cobrança de escanteio, William só empurrou para dentro.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X MARINGÁ
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 06/03/2022 – 16h (de Brasília)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Heitor Alex Eurich (PR) e Paulo Gustavo Rivelini (PR)
Cartões amarelos: Val, Andrey e Biel (Coritiba); Parrudo (Maringá)
Cartões vermelhos: –
GOLS: Raphinha (16’/1°T) (0-1); Luciano Castán (19’/1°T) (1-1); Andrey (41’/1°) (2-1); Henrique (25’/2°T) (3-1)
CORITIBA (Técnico: Gustavo Morínigo)
Alex Muralha; Val, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Gustavo Bochecha, aos 21‘/2°T), Andrey (Guillermo de los Santos, aos 16‘/2°T) e Thonny Anderson (Warley, aos 17‘/2°T); Igor Paixão (Biel, aos 31‘/2°T) Alef Manga e Léo Gamalho (Clayton, aos 31‘/2°T).
MARINGÁ (Técnico: Jorge Castilhos)
Dheimison; Marcos Vinícius, Felipe Macedo, Gustavo Vilar (Áquila, aos 29‘/2°T) e Raphinha; Parrudo, Matheus Bianqui e Guilherme Castro; Mirandinha, Felipe Saraiva (David Ribeiro, aos 28‘/2°T) e Alemão (Robertinho, aos 29‘/2°T).
Mata-mata começa domingo; veja os confrontos
Jogos de ida (13/03, domingo)
- São Joseense x Operário-PR
- Cianorte x Coritiba
- Londrina x Athletico
- FC Cascavel x Maringá
Jogos de volta (20/03, domingo)
- Operário-PR x São Joseense;
- Coritiba x Cianorte,
- Athletico x Londrina
- Maringá x FC Cascavel
Veja também