Morreu na quinta-feira, de problemas cardíacos, o médico Raul Bendlin Filho, de 72 anos, um dos mais respeitados ginecologistas e obstetras de Maringá. No passado, antes de estudar Medicina na Universidade Federal do Paraná, ele foi jornalista.
Raul Bendlin deixa viúva a senhora Gerceni Catar Miguel Bendlin e os filhos Marina, Rodrigo e Tânia, os dois últimos médicos. Ele era pai também de Bruno Bendlin, já falecido.
Uma das marcas da personalidade Bendlin era seu bom humor. Segundo o também médico e amigo pessoal Paulo Roberto Donadio, “como ser humano e como médico ele era sempre muito brincalhão e bem humorado, exerceu seu tempo em consultório com muita dedicação aos pacientes”.
Bendlin foi presidente da Sociedade Médica de Maringá de 1982 a 1984 e entre 2008 e 2013 foi delegado da Representação Regional do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) em Maringá e exerceu o cargo de diretor em 2012 e 2013.
O veterano jornalista Messias Mendes de Almeida conheceu Bendlin por quase 60 anos, desde antes de Bendlin ir para a faculdade de Medicina. “Ele era repórter na Folha do Norte do Paraná [jornal fundado pelo bispo dom Jaime Luiz Coelho em 1960] quando eu era office boy”, contou. “Ele era um homem muito culto, de variadas leituras”.