Um livro que reúne histórias de fé e coragem de homens e mulheres simples, mas perseverantes em períodos de escassez, formando famílias e estabelecendo firmes alicerces sociais, afetivos, econômicos e espirituais. Assim poderia ser resumido o conteúdo de “Nossa Maior Herança: Famílias Murbach, Meyer, Matos e suas conexões familiares”, livro que será lançado no próximo sábado, 8, às 20 horas, no ginásio do Colégio Objetivo, em Maringá.
De autoria do pastor e historiador Marco Antonio Barbosa e organizado pelo professor Wilson de Matos Silva, fundador da Unicesumar, a publicação de 201 páginas traz relatos, imagens e um encarte com uma extensa árvore genealógica.
“Nossa Maior Herança” foi concluído em 2021, porém por conta da pandemia da Covid19, teve seu lançamento adiado. Mais do que um evento de lançamento, na verdade, será um encontro das famílias e durará três dias, começando na sexta-feira, 7, à tarde, com encerramento no domingo, dia 9, no horário do almoço. Mais de mil pessoas já se inscrevera para o 1° Encontro dos Descendentes Murbach.
A programação terá apresentações musicais de coral, refeições comunitárias, dinâmicas recreativas entre famílias, palestras, luau, exibição do documentário “Suíços Brasileiros, uma história esquecida” e o culto dominical de celebração da Páscoa. O documentário conta como os imigrantes suiços se instalaram no norte de Santa Catarina, formando a Colônia Dona Francisca, hoje Joinville, maior cidade do Estado.
Para o promotor do evento e organizador do livro, professor Wilson de Matos Silva, o evento “será sobretudo, um encontro de pessoas e suas raízes mais profundas, pois envolve vínculos sanguíneos e espirituais”. Matos visitou a Abadia Murbach, no sul da Alsácia, na Suíça, e experimentou o incrível sentimento de conectar-se com a memória de seus antepassados.
Foi a partir dessa visita, em 2019, que surgiu a ideia de produção do livro e também do Encontro que acontece no primeiro final de semana de abril.
“As lições contidas nas páginas do livro permanecem em minha mente e, sem dúvida, ecoarão por gerações. Suas vidas estão marcadas de forma indelével nos anais da história de nossas famílias”, celebra o profesor Wilson Matos.
Veja também