agir

Partido Trabalhista Cristão agora se chama Agir

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira, 31, a alteração estatutária do Partido Trabalhista Cristão (PTC) para mudar o nome da sigla. A partir de agora o partido passa a se chamar Agir.

A mudança de nome havia sido deliberada em convenção nacional do partido ocorrida em junho de 2021 e, de acordo com o relator, ministro Alexandre de Moraes, “não há vedação legal, seja no âmbito empresarial, seja na seara eleitoral, para utilização de vocábulos de uso comum, tanto assim que inúmeros partidos alteraram suas denominações para palavras que, no vernáculo, têm significados próprios”, esclareceu. O ministro destacou, ainda, que a nova identificação não apresenta semelhança ou variação que possam induzir a erro ou confusão pelas pessoas.

No voto, Alexandre de Moraes manteve, também, a anotação referente à composição de convenções nacionais e regionais, e em relação à divisão dos recursos do Fundo Partidário, de acordo com os termos do artigo 44 da Lei dos Partidos Políticos. O texto prevê a aplicação vinculada dos recursos na manutenção da sede e dos serviços do partido, com o intuito de preservar o caráter nacional e o funcionamento regular nos diversos municípios.

 

Liderança regional

No Paraná o Agir é presidido por Alexandre César Disciolli e está presente em todos os 399 municípios. Seu filiado mais conhecido é o ex-deputado federal Emerson Petriv, mais conhecido como Boca Aberta, que, inclusive, já revelou a pretensão de  concorrer ao governo do Paraná, apesar de ter tido seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por irregularidades na campanha eleitoral de 2018.

Uma das lideranças regionais mais importante da sigla na região de Maringá é o ex-vereador Ricardo Vendrame, que foi o candidato mais bem votado à Câmara de Marialva nas eleições de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *