Nova quartel do Corpo de Bombeiros em Maringá será construído em madeira engenheirada

Quartel de bombeiros no Eurogarden Maringá será o primeiro em madeira engenheirada no Brasil

O quartel do Corpo de Bombeiros que será construído no Eurogarden Maringá, um dos bairros mais sustentáveis do mundo, deverá ser feito inteiramente em madeira engenheirada, sendo a primeira unidade de bombeiros no Brasil a utilizar esta tecnologia que está revolucionando a construção civil na Europa e Estados Unidos.


A informação é do comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, que esteve em Maringá nesta semana para conversar com a tropa sobre mudanças que estão ocorrendo desde que a corporação foi emancipada da Polícia Militar.


O comandante esteve pessoalmente na Suécia e Áustria para conhecer o emprego da madeira engenheirada na construção civil e se diz surpreso com as vantagens deste material sobre a alvenaria. Segundo ele, vigas, lajes, pilares e mesmo paredes em madeira engenheirada superam o concreto, inclusive no quesito segurança.


“Conhecemos na Suécia um hotel de 20 andares feito com esta madeira e com a construção do quartel no Eurogarden, em Maringá, o Corpo de Bombeiros do Paraná tem a oportunidade de ser inovador no uso desta tecnologia no País”, disse.

 

 

O que é madeira engenheirada


Investir em sustentabilidade é uma das grandes estratégias da construção civil para reduzir os impactos ambientais causados pelo setor. Sendo assim, algumas tecnologias têm sido desenvolvidas com base nesse novo conceito de cooperar com o meio ambiente e revolucionar a forma de construir, e uma delas é o uso da madeira. 

quartel dos combeiros em maringá em madeira engenheirada

Além de se demorar menos tempo na construção, a madeira engenheirada permite que toda a estrutura seja desmontada e construída em outro local Foto: Internet

madeira engenheirada é madeira processada industrialmente a fim de otimizar o seu desempenho para uso na construção civil. É feito um alinhamento das fibras de modo que as tábuas, lâminas ou até mesmo micropartículas facilitem a união das peças.


Na prática, a montagem se dá de maneira muito mais ágil e fácil, quando comparada aos métodos de construção tradicional, sendo essa uma das grandes vantagens do sistema. Tanto os painéis quanto vigas e pilares de madeira engenheirada são fabricados fora do canteiro e transportados para a obra com todos os detalhes pré-definidos para receber as instalações mecânicas, elétricas e hidráulicas, diminuindo o tempo de obra e minimizando os erros e desperdícios.


O pesquisador Pablo van der Lugt, do Institute and Delft University of Technology in the Department of Urbanism, que estuda o potencial de materiais como bambu e madeira engenheirada para o setor da construção civil, afirma que as vantagens desse material são inúmeras e vão muito além das economias em obra. Construções com base em materiais biológicos geridos de forma sustentável tem circularidade dupla pois podem ser erguidas com conexões secas desmontáveis possibilitando reutilizações futuras. Além disso, a madeira engenheirada pode servir como ferramenta para reduzir a pegada de carbono da edificação e também tem sido utilizada como caminho para recuperar e desenvolver as tradições de construção ancestrais em diferentes lugares do mundo, trazendo à tona uma interpretação contemporânea de um material presente nas arquiteturas vernaculares.

 

Notícias de Maringá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *