Prefeita em exercício Sandra Jacovós conhece o trabalho da Nova Atitude Ecológica, dirigida por Jacira Reami dos Santos

Prefeita em exercício conhece empresa com atitude ecológica

A prefeita em exercício de Maringá, Sandra Jacovós (PL), disse ter ficado surpresa com o comprometimento que a empresa Nova Atitude Ecológica tem com o meio ambiente, sustentabilidade e geração de emprego e renda ao usar garrafas PET na fabricação de vassouras que duram até 30 vezes mais do que vassouras comuns. Segundo ela, a empresa colabora para que as garrafas de refrigerantes não se tornem um problema para a natureza.

 

Jacovós, que é a primeira mulher na história de Maringá a assumir a prefeitura, já sabia do trabalho da Nova Atitude Ecológica, mas quis conhecer o passo a passo da produção das vassouras, na fábrica instalada no Parque das Grevíleas, zona norte de Maringá, desde o trabalho dos catadores de recicláveis, que recolhem garrafas de refrigerante nas ruas e estabelecimentos comerciais, depois o material é transformado em fio em equipamento criado pela própria empresa, remetido para casas de pessoas que fazem o trançamento dos fios manualmente e, só depois, são construídas as vassouras.

 

Ela foi recebida pela empresária Jacira Reami dos Santos, que há 20 anos dirige a empresa que criou junto com o marido Áureo Antonio dos Santos (14/09/1958 – 11/10/2010), funcionário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que aproveitava o tempo de folga para inventar de tudo. Foi ele que inventou a máquina de transformar garrafas em fio em uma época em que termos como “reciclagem” e “sustentabilidade” ainda não estavam na moda.

 

Jacira explicou à prefeita em exercício que, muito além de ecologicamente viável, a proposta da empresa também tem um lado social. Em cada etapa do trabalho, da cata da garrafa à venda da vassoura, tem formação de renda. Geralmente são famílias que executam funções leves e com isto ganham dinheiro sem precisar sair de casa.

 

As máquinas de reciclagem foram cedidas para entidades ligadas ao atendimento de pessoas com deficiência, soropositivos, dependentes químicos, detentos e a famílias de aposentados da região, todos dedicados em uma atividade de inclusão produtiva, que promovem a autoestima e geração de renda.

Prefeita em exercício Sandra visita a Nova Atitude Ecológica

A prefeita em exercício Sandra Jacovós ouviu da empresária Jacira Reami o passo a passo da transformação de garrafas PET em vassouras Foto: Ricardo Lopes

 

Com isto, a Nova Atitude Ecológica atende a vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

“Não podemos deixar de destacar a importância deste trabalho para o meio ambiente”, disse Sandra Jacovós, citando que as garrafas PET são um dos maiores problemas ambientais da atualidade, primeiro pela grande quantidade, segundo porque muitas vezes são jogadas na rua, contribuindo para o entupimento de bueiros e galerias de águas pluviais, quase sempre chegam aos fundos de vale e vão poluir córregos e rios. Elas podem levar até 500 anos na natureza.

Vassouras da Nova Atitude Ecológica

Para a produção de cada vassoura, várias garrafas PET deixam de ser problema na natureza Foto: Arquivo

 

 

Mais sobre sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *