Morreu na noite desta sexta-feira no Hospital São Marcos o sindicalista José Maria da Silva, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Maringá e Região, o Sindivmga. Ele tinha 71 anos de idade e foi mais uma vítima da covid-19 em Maringá.
Zé Maria, como era conhecido, estava há muitos anos na presidência do sindicato e liderou a categoria em várias ocasiões em que se lutava por melhorias, tanto no âmbito local, quanto estadual e nacional.
O sindicalista, que sempre foi uma pessoa saudável, foi diagnosticado com covid-19 há três meses e utilizou um capacete de oxigenação desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o que o livrou de ser intubado.
Com esta nova modalidade de sustentação, Zé Maria permaneceu lúcido até o final e só teve que ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos últimos dias porque contraiu uma bactéria e seus pulmões foram comprometidos.
“Estou arrasada”, disse a jornalista Dayani Barbosa, enteada de José Maria da Silva. “Ele lutou tanto…”
O velório acontece na Capela do Prever do Cemitério Parque até as 17 horas. O corpo do sindicalista será cremado, conforme decisão da família.
Veja também no Metrô 376