Restos da construção civil

Restos da construção civil vão virar pó e brita para fabricação de tubos e tampas de bueiros

Prometida há cerca de 20 anos, com a promessa sendo refeita a cada eleição, finalmente começa a funcionar no segundo semestre deste ano, na Pedreira Municipal, a Usina de Reutilização de Resíduos da Construção e Demolição, que vai transformar entulhos em materiais para manutenção de estradas rurais e em pó de pedra que servirá para a produção de tampas de bueiros, bocas-de-lobo, meio-fio e manilhas. O aproveitamento de agregados da construção civil reduz os impactos provenientes da exploração de minerais e dá uma destinação nobre e inteligente aos restos da construção civil.


A expectativa é de que, por meio do complexo, a Prefeitura reduzirá gastos com destinação correta de resíduos e aquisição de materiais.


A usina foi projetada pela Secretaria de Infraestrutura e será construída em uma área da Pedreira Municipal.


“A recuperação de resíduos de construção civil representa o nosso compromisso com a eficiência e otimização dos recursos públicos. Além da economia, a solução é totalmente sustentável e representa uma ação extremamente importante para eliminarmos o descarte irregular”, afirmou o prefeito Ulisses Maia (PSD). Ele também destacou que, além de inovadora e sustentável, a iniciativa representa mais investimentos para melhorias na região rural e toda a infraestrutura urbana da cidade.

Restos da construção civil serão reaproveitados na confecção de tampas de bueiros e tubos

Técnicos da empresa que vai montar o equipamento e equipe da prefeitura definiram o local da instalação Foto: Fábio Reina




Primeiramente, a usina vai recuperar resíduos de construção civil gerados pelo próprio município a partir de reformas de prédios públicos, praças, calçadas e outros locais. Posteriormente, a comunidade também poderá destinar materiais para a usina por meio do Ecorreto, o ecoponto idealizado pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM).

 

 

Mais Notícias de Maringá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *