Cerca de mil cadeiras de rodas serão entregues nesta segunda-feira, às 8 horas, pelo programa Mobilidade para Todos a instituições como asilos, hospitais públicos, Apaes e outras que atendem pessoas impossibilitadas de caminhar normalmente e que não tenham condições de fazer aquisição de cadeiras de rodas.
Além de instituições de Maringá, serão contempladas entidades de outras cidades do Paraná. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo aldeias indígenas.
Segundo uma das coordenadoras do Mobilidade para Todos, a nutricionista Alika Nakashima, “nosso foco são as pessoas em situação de vulnerabilidade social”. Ela destaca que isso só é possível graças às parcerias, em especial, com a Free Wheelchair Mission (FWM), uma organização norte americana que distribui cadeira de rodas em 94 países e desde 2001 já doou quase 1,3 milhão de cadeiras de rodas.
Outros parceiros de grande relevância são Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), Rotarys Club do Paraná e de outros Estados, além de empresas privadas parceiras do programa.
“Isso só é possível graças ao patrocínio e envolvimento das empresas, rotarianos e voluntários que se dedicam a financiar e viabilizar a mobilidade para os menos favorecidos da forma mais segura e digna possível”, completou Alika.
Para que a doação seja realizada, os voluntários e equipe do programa cumprem algumas regras estabelecidas pela doadora como entrevistar, cadastrar e avaliar se o beneficiário apresenta as condições necessárias para receber a cadeira. Por exemplo, não ter condições de comprar, não apresentar feridas de pressão, além de ter controle de tronco.
Veja também