Doodle do Google faz homenagem ao 142º aniversário do médico epidemiologista chinês-malaio que idealizou uma máscara que é considerada a precursora da N95
Da Redação do Metrô 376
Neste 10 de março são lembrados os 142 anos do nascimento do médico malaio Wu Lien-teh, que colocou seus conhecimentos e sua formação a serviço da sociedade, em lugar de buscar o prestígio pessoal, e assim não só mudou a sua vida como também chegou a alterar o curso da história médica na China e no mundo.
Neste aniversário, Wu Lien-teh é homenageado pelo Google com um doodle no seu portal de buscas na Internet.
Em 1910, quando uma epidemia desconhecida afetou o nordeste da China, causando centenas de mortes por dia, o governo chinês recorreu a Wu Lien-teh para que investigasse a doença. A resposta foi que tratava-se da peste pneumônica, altamente contagiosa por transmissão respiratória. E foi graças a medidas propostas por ele que a epidemia durou apenas quatro meses.
As medidas sugeridas por Wu Lien-teh são basicamente as mesmas que se devem aplicar para enfrentar a pandemia de covid-19, como quarentena, restrições aos deslocamentos e uso de máscara. O médico fabricou uma máscara cirúrgica especial com algodão, gaze e várias camadas de tecido, que ele recomendou que a população usasse.
Wu Lien-teh nasceu no dia 10 de março de 1879, estou Medicina prestigiada Universidade de Cambridge, no Reino Unido, terminou o curso dois anos antes de sua turma, completou a formação na Alemanha e em Paris e, apesar de ter obtido dinheiro e prestígio com a medicina privada, sempre esteve ao lado dos mais necessitados, fez um grande trabalho social, reivindicou igualdade de direitos e oportunidades na educação das mulheres e se posicionou contra a discriminação racial nos trens.
.