Morre Hermínio Vinholi, duas vezes prefeito de Jandaia do Sul

Aos 98 anos, morre Hermínio Vinholi, ex-prefeito de Jandaia do Sul

O município de Jandaia do Sul está de luto neste sábado, 21, com a morte do ex-prefeito Hermínio Vinholi, de 98 anos. Ele foi prefeito de 1968 a 1972 e de 1976 a 1983. Vinholi morreu nesta tarde de problemas decorrentes da idade avançada.

 

O velório ocorre a partir das 6 horas deste domingo, 22, no Auditório Professor Lourenço Ildefonso da Silva. Ainda não há informação sobre o horário do sepultamento.

 

O pioneiro Hermínio Vinholi era viúvo de dona Delfina há 12 anos e com ela teve oito filhos. Ele deixa também netos e bisnetos.

 

O prefeito Lauro De Souza Silva Junior (União) decretou Luto Oficial de três dias. Ele publicou nas redes sociais uma foto em preto e branco ao lado do ex-prefeito junto com uma mensagem lamentando a morte de Vinholi.

 

Várias autoridades se manifestaram a respeito da morte do ex-prefeito, entre elas o governador Ratinho Júnior (PSD), que era amigo pessoal de Vinholi. Ele nasceu em Jandaia do Sul quando Vinholi era prefeito e sempre houve ligação entre as duas famílias de origem italiana e pioneira. Em evento recente, Ratinho Júnior teria dito que Hermínio Vinholi foi o melhor prefeito de sua cidade natal.

 

 

Hermínio Vinholi chegou antes do município

Nascido em Jacarezinho, Hermínio chegou em Jandaia do Sul quando tinha 15 anos. Na época, Jandaia fazia parte do municípío de Apucarana e somente nove anos depois aconteceu a emancipação.

 

Os pais de Hermínio tinham comprado uma área de terra e mudaram-se para o local com os 10 filhos, derrubaram a mata e plantaram café.

 

Em 1948, o jovem casou-se com a jovem Delfina, também de família de agricultores. O casal teve oito filhos.

 

Só em 1962 Hermínio, Delfina e os primeiros filhos deixaram o sítio de café para ir morar na área urbana, onde continuaram mexendo com café, só que agora com uma pequena máquina de beneficiamento e comercialização.

 

Amante do futebol, logo depois de mudar para a cidade se juntou com amigos e juntos fundaram o Jandaia Esporte Clube (JEC) e em 1966 tornou-se presidente do clube.

Morre Hermínio Vinholi, ex-prefeito de Jandaia do Sul

Herminio Vinholi com filhos durante homenagem que lhe foi feita pelo Jandaia Esporte Clube, clube que ele ajudou a fundar a presidiu quase 50 anos atrás   Foto: Arquivo da família

 

Sob sua administração, o JEC foi campeão estadual da Segunda Divisão e subiu para a Primeirona.

 

Ele tinha acompanhado todas as eleições ocorridas no município e logo se interessou pela política, se interessou tanto que em 1968 foi candidato a prefeito, venceu e em 1976 voltou a ser eleito.

 

Hermínio Vinholi foi um dos prefeitos fundadores da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e foi seu presidente. Recentemente a Amuvi o homenageou durante a festa de 55 anos da entidade.

 

 

 

Veja Notícias de Maringá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *