Este é o quarto adiamento da 48ª edição da feira e mesmo em maio a realização continua dependendo do comportamento da pandemia de covid-19 até lá
“A nossa preocupação é com a vida, pois o resto a gente recupera na hora devida”, disse a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, justificando a decisão da diretoria da entidade de adiar, mais uma vez, a realização da 48ª Exposição Feira Agropécuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá, que estava prevista para o mês de outubro próximo. A nova data é 5 a 15 de maio de 2022, mas a diretoria deixa claro que a realização ainda dependerá da situação da pandemia da covid-19.
Segundo Iraclézia, ainda não há condições de realizar um evento do porte da Expoingá, que chega a reunir até 100 mil pessoas em apenas uma noite. “É o tipo de evento que é impossível de ser realizado sem aglomeração de pessoas”, explica. “Mesmo adotando todas as medidas de proteção contra o vírus, no que se refere a distanciamento é praticamente impossível em um ambiente em que a proposta é a diversão”.
Iraclézia explica que “quando a pandemia chegou, no começo de 2020, pegou-nos a 48ª edição da Expoingá toda preparada, estávamos com os artistas contratados, os espaços do parque contratados e as pessoas que exporiam seus produtos e animais também já estavam preparados. Faltavam poucos dias para começar, mas respeitamos a orientação das autoridades e suspendemos a feira, a princípio para novembro do ano passado, depois adiamos novamente para maio deste ano. Como o número de casos e de mortes cresceu novamente, mudamos para outubro próximo, mas já vimos que não há condições seguras para realizar o evento”, explicou a presidente.
A Sociedade Rural divulgou a seguinte nota:
“No último ano e meio, a Expoingá teve que fazer o que melhor sabe: reinventar-se! E é nesse momento de resiliência e reinvenção que a Sociedade Rural de Maringá, através de sua diretoria, conselhos e parceiros, comunica o adiamento da 48ª Expoingá para 5 a 15 de maio de 2022. Estamos nos preparando para entregar a melhor feira de todos os tempos e essa espera visa garantir a segurança e o bem-estar de todos.