Dando prosseguimento a um projeto para fomentar a geração de emprego e renda, , Floresta atrai indústria nutracêutica, a Unilife, uma das maiores empresas do mundo em sua área de atuação e que faz o treinamento de mão de obra para cada setor
Luiz de Carvalho
Muito em breve, os bilhões de cápsulas e outros produtos da linha de suplementos vitamínicos e minerais para atletas, fibras dietéticas, energéticos e ômegas da Unilife Vitamins sairão de Floresta, cidade vizinha a Maringá, para abastecer cerca de 30 mil postos de vendas em três continentes.
A empresa, que se destaca como uma das maiores do Brasil no mercado de nutracêuticos, adquiriu um terreno de 31 mil metros quadrados no limite de Floresta com Maringá, às margens da PR-317, para as instalações de sua sede, com indústria, dependências administrativas, área para estoque de matérias-primas e a parte de logística de distribuição.
Quando a obra for concluída, a empresa vai oferecer cerca de 250 vagas de empregos, que poderão ser preenchidas por moradores de Floresta e cidade vizinhas.
Segundo Jean Carlos Hernandes, diretor de Recursos Humanos da Unilife Vitamins Indústria Nutracêutica, a empresa nascida em Maringá há 25 anos, cresceu demais, mas não conseguiu uma área para que todos seus setores ficassem juntos. Assim, a indústria principal fica em uma área de 3,5 mil metros quadrados no Jardim Imperial II, na região norte de Maringá, mas outros setores da empresa estão espalhados por sete galpões em diferentes pontos da área urbana.
“Há tempos procuramos em Maringá uma área em que pudéssemos construir toda a indústria em um mesmo local, mas isso é praticamente impossível que seja em Maringá, diz Hernandes.
Foi aí que surgiu a possibilidade de a Unilife continuar uma empresa maringaense, como sempre foi, porém industrializando seus produtos em um dos municípios conurbados. A escolha recaiu sobre Floresta por questões estratégicas e pelos incentivos oferecidos pela prefeitura.
De acordo com Hernandes, o terreno é estrategicamente perfeito para a empresa, por estar ao lado da principal rodovia, muito próximo à área urbana de Maringá e com tamanho suficiente para abrigar toda a estrutura da empresa, com a possibilidade de adquirir ainda mais áreas vizinhas.
Para o prefeito Ademir Luiz Maciel, o Dê (PSD), Floresta é uma cidade aberta a todos os tipos de empreendimentos, principalmente em casos como o da Unilife, que vai oferecer cerca de 250 empregos e. De acordo com Hernandes, o setor de atuação da Unilfe precisa de mão de obra especializada, “mas como este tipo de mão de especialização não se encontra por aí, preferimos nós mesmos treinar o pessoal para cada setor da empresa”.
Para o prefeito, no momento em que Floresta atrai indústria nutracêutica, já se trabalha para atrair empresas também de outras áreas. Para isso, o município conta com uma política de incentivo a empresas que queiram se instalar no município.