usina de biodiesel da Cocamar

Usina de biodiesel da Cocamar começa a operar em fase experimental

Entra em atividade ainda neste mês, ainda em fase experimental, a usina de biodiesel que a Cocamar Cooperativa Agroindustrial de Maringá vem construindo desde o início do ano passado no seu parque industrial, em Maringá. Por enquanto a usina realizará testes iniciais do processo industrial, pois ainda está em fase de liberação pela ANP.

 

Com capacidade de produção de 300 toneladas/dia, a usina de biodiesel demandou investimentos de R$ 42 milhões e, segundo o gerente executivo Industrial, Valdemar Cremoneis, a estrutura, inteiramente automatizada, vai gerar 15 postos de trabalho, devendo consumir soja produzida por cooperados que se enquadram no programa Selo Combustível Social e têm direito a um valor adicional por saca.

 

O Selo Biocombustível

Social permite ao produtor de biodiesel ter acesso às alíquotas de PIS/Pasep e COFINS com coeficientes de redução diferenciados para o biodiesel, que variam de acordo com a matéria-prima adquirida e região da aquisição.

A implantação da usina de biocombustível está levando a cooperativa, ao mesmo tempo, a ampliar a capacidade de esmagamento de soja de 3 mil para 4,5 mil toneladas/dia (estimativa prevista no planejamento estratégico).

Com essa matéria-prima que é o seu carro-chefe, a Cocamar produz uma diversificada linha, agora acrescida de biodiesel e que conta com óleo comestível, bebidas a base de soja prontas para o consumo, maioneses e rações animais. São produtos destinados ao mercado interno, além do farelo, que segue em grande parte para exportação.

A unidade de produção de biodiesel é a terceira indústria implantada desde 2020 pela Cocamar em seu parque, um dos maiores e mais diversificados do cooperativismo brasileiro (as duas primeiras foram as de rações animais e fertilizantes foliares/adjuvantes, em 2020). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *