O publicitário e professor universitário Lúcio Olivo Rosas deixou o cargo de secretário de Comunicação da Prefeitura de Maringá nesta quinta-feira, 20, pegando de surpresa o prefeito em exercício Edson Scabora (MDB) e mesmo o prefeito Ulisses Maia (PSD), que está em viagem e foi informado por telefone. Lúcio Rosas alegou que tem outros planos para sua vida no momento. A exoneração foi publicada ainda na quinta-feira no Diário Oficial do Município.
Apesar de Scabora dizer que foi “pego de surpresa”, sabe-se que Rosas e o prefeito já vinham conversando sobre essa demissão há tempos.
Por confessar publicamente que não gosta de jornais impressos e revistas, cortando ou reduzindo verbas que antes eram destinadas a esses segmentos, bem como por sacrificar emissoras de rádio por desaprovar certos programas ou comunicadores, o secretário de Comunicação tornou-se motivo para campanhas cerradas contra a administração Ulisses Maia. Tanto que a demissão de dele foi comemorada em alguns setores da imprensa maringaense.
Amigo de infância de Ulisses
Lucio Rosas foi empossado há um ano como secretário, mas antes disso ele já fazia parte da administração como encarregado pelo marketing do prefeito. Para que ele se tornasse secretário, Ulisses Maia recriou a Secretaria de Comunicação, que até então vinha como um departamento da Secretaria de Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, comandada por Marcos Cordiolli.
Lúcio foi uma escolha pessoal do prefeito. Os dois foram criados na Vila Operária, estudaram na mesma escola, o Colégio Santo Inácio, e, apesar da diferença de idade de alguns anos, participavam das mesmas atividades.
Lúcio se destacava na vila por ser filho do mais antigo dentista da Operária, José Carlos Rosas, que foi eleito vereador e representava a comunidade.
Caminho na Comunicação
Depois de adultos, Ulisses e Lúcio seguiram caminhos diferentes, o primeiro ingressou na política muito jovem, participou de campanhas de candidatos a prefeitura, a deputado, ajudou a eleger um irmão vereador e depois deputado e, ainda bem jovem ele próprio debutou como vereador, presidente da Câmara e quando não estava em cargo eletivo ocupava secretarias em administrações municipais.
Lúcio Rosas foi para o ensino e a Comunicação. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Administração pela Unicesumar, é Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, no programa de Significação das Mídias, pós em Planejamento On-line pela Escola Superior em Propaganda e Marketing (ESPM).
O ex-secretário foi também coordenador de Comunicação e Mídias Institucionais na Unipar, é professor na graduação e pós-graduação para os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing. Áreas de atuação: Planejamento Estratégico de Comunicação, Marketing e Mídia, Ética e Legislação na Comunicação, Marketing Estratégico, Comportamento do Consumidor, além de ser palestrante e um dos fundadores da Associação dos Profissionais de Publicidade e Propaganda (APP Maringá).