Crianças que estudam na Escola Municipal de Atividades Complementares José Arno Turke, de Barbosa Ferraz, agora aprendem sobre cooperativismo, a importância de cooperar e consciência financeira. Com a orientação do Sicoob Metropolitano, elas acabam de criar a CooperLivre, uma cooperativa mirim.
A CooperLivre objetiva desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, harmonizando-os aos interesses com a comunidade, obtendo responsabilidades sociais, morais e coletivas dentro e fora do ambiente escolar.
A cooperativa mirim foi constituída em assembleia nesta sexta-feira, 26, com a participação de 55 crianças com idades entre 8 e 12 anos, que irão participar de atividades diversas relacionadas ao espírito do cooperativismo por meio de práticas pedagogicas.
Evento prestigiado
A assembleia de constituição da CooperLivre foi prestigiada pelas crianças, por representantes da escola, além do presidente do conselho do Sicoob Metropolitano, Luiz Ajita, o prefeito Edenilson Aparecido Miliossi (Cidadania) e outras autoridades da área da educação do município.
“Foi um momento muito importante para a cidade e para as crianças que estão envolvidas. Elas montaram a programação e conduziram toda a cerimônia. Tivemos votação para a diretoria, Conselho Fiscal e suplentes. Ainda tivemos uma apresentação de violão das crianças da cooperativa”, conta Tiago Trento, gerente de Relacionamento Institucional do Sicoob Metropolitano.
Saiba mais sobre a Escola Arno Turke

Escola Municipal de Atividades Complementares Professor José Arno Turke, de Barbosa Ferraz Foto: Arquivo
A Escola Municipal de Atividades Complementares Professor José Arno Turke, de Barbosa Ferraz, é para crianças de 1º a 5º ano, proporciona atividades de contra turno, como capoeira, oficina de português, xadrez, coral, pintura em tecido, crochê, capoeira, jiu-jitsu, handebol, futebol, futsal, voleibol, dança, esportes, oficina de matemática e oficinas de arte, almoço e café da tarde.
Veja também
Um comentário sobre “Crianças de Barbosa Ferraz criam cooperativa mirim com apoio do Sicoob Metropolitano”