hospital de floresta

Centro cirúrgico de hospital de Floresta é reativado depois de 12 anos

O centro cirúrgico do Hospital Municipal Santa Maria, de Floresta, que está fechado há 12 anos, acaba de ser reequipado e a partir de junho vai ofecer cirurgias eletivas. A reabertura do centro cirúrgico acompanha o hospital, que também passou por problemas, mas nos últimos anos foi reaberto, reformado e reequipado, fazendo com que Floresta seja o único município pequeno da região a oferecer um hospital público à população.

 

A volta do centro cirúrgico foi anunciada pelo prefeito Ademir Luiz Maciel, o Dê (PSD), ao receber a licença sanitária expedida pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da 15ª Regional de Saúde, instalada em Maringá. Segundo ele, a reativação do Centro de Saúde é resultado de um trabalho que envolveu praticamente todo o pessoal que trabalha na saúde pública de Floresta.


Segundo o prefeito, pelo menos 18 tipos de cirurgias poderão ser feitos em Floresta, acabando com a necessidade de levar pacientes para serem operados em outras cidades.


Dê destaca também o papel do governo do Estado, ppor meio da Secretaria de Saúde, e o empenho pessoal do secretário Beto Preto, que em janeiro se reuniu com os prefeitos e secretários municipais de Saúde e fez a liberação de R$ 52 milhões para a saúde de 30 municípios da região de Maringá, entre eles Floresta.

 

Agora é hospital-escola


Diante da diretora do hospital, Dafne, o secretário de Saúde Rogério Pereira Mendes, a vereadora Silvanir Sandrigo (PT) e a coordenadora das Unidades Básicas de Saúde, Lidiane Maria Barbosa, o prefeito informou que acaba de assinar contrato com o curso de Medicina do UniCesumar para que o Hospital Santa Maria seja dedicado também a aulas práticas de estudantes que estão nos últimos anos do curso. Assim, segundo Dê, estará garantido atendimento em diferentes especialidades.


De acordo com o prefeito, todos esses avanços se tornaram possível com o trabalho da administração para reformar, equipar e reabrir o Hospital Municipal. Hoje, Floresta é o único município pequeno do noroeste do Paraná que tem um hospital municipal funcionando. “Agora, com o centro cirúrgico e a equipe do UniCesumar, temos um hospital de alto nível funcionando em Floresta, oferecendo tratamento gratuito à população”, diz o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *