A Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá, receberá a 33ª Romaria da Terra do Paraná no próximo domingo, 21, evento é promovido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Paraná, organismo autônomo, vinculado à Igreja Católica.
Com a temática “A sabedoria e a natureza clamam por Agroecologia, Terra, Teto e Trabalho”, a Romaria da Terra terá início às 7 horas com café da manhã para os participantes, abertura oficial às 8h30 e previsão de encerramento às 13h30.
A Escola Milton Santos foi escolhida como local da Romaria por estar comemorando 20 anos de existência em 2022. O local é um Centro de Educação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e oferece cursos e encontros de capacitação e qualificação de camponeses e de pesquisa e difusão de práticas em Agroecologia, Energias Renováveis, Saúde e Educação do Campo.
Para o padre Dirceu Fumagalli, coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra, a importância da 33ª Romaria da Terra do Paraná ganha ainda mais força por ser uma retomada após dois anos sem a realização por causa da pandemia. “É um momento muito privilegiado e fundamental para retomarmos a nossa prática das nossas celebrações, das nossas mobilizações, de reabastecimento da nossa espiritualidade para alimentar a nossa esperança para também nos impulsionar para realizar aquilo que se faz necessário, neste ano o grande debate da defesa da democracia.”
O padre destaca também o local escolhido para o evento, a Escola Milton Santos, ponto de partida para se discutir a importância da agroecologia como alternativa ao agronegócio. “Com essa temática queremos com os romeiros celebrar e nos comprometermos com esse projeto de vida”, defende o padre. A Romaria da Terra também dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade 2022, que tratou sobre a educação e a sabedoria e a 6ª Semana Social Brasileira.