A comunidade católica de Maringá festeja nesta terça-feira, 15, o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Glória, que dá nome também à Catedral Basílica Menor. A Arquidiocese preparou uma programação para a data.
A programação especial começa com procissão seguida de missa campal na praça da Catedral. Em caso de chuva, a celebração será dentro da igreja.
As comemorações começam às 7 horas com convite à população para a oração das Laudes e (re)entronização de imagens da Virgem Maria nos lares.
A concentração para a procissão será às 15h30 na praça deputado Renato Celidonio, em frente à agência dos Correios, na Avenida XV de Novembro.
Encenação na praça da Catedral
Também na terça-feira, 15, após a Santa Missa das 17 horas o fiéis terão mais um presente no dia da padroeira. Pela primeira vez, o mesmo grupo teatral que apresenta A Paixão de Cristo irá encenar a peça “Dormição e Glória – Uma Ode à Virgem”, praça da Catedral.
A proposta é retratar os últimos momentos da vida de Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo. Sua morte é chamada de dormição pela tradição cristã. Essa mesma tradição diz que ela foi elevada de corpo e alma para o céu e coroada como rainha do céu e da terra.
Entre cantos gregorianos e outras canções dedicadas à Virgem Maria, a história promete emocionar o público.
O que fecha no feriado
Com o feriado alusivo à padroeira de Maringá, vários órgãos públicos não terão funcionamento na terça-feira:
- O Paço Municipal não terá atividades no feriado, bem como o Procon, Restaurante Popular, escolas e CMEIs, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), coleta seletiva.
- Funcionam normalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal, Samu, parques do Japão, Alfredo Nyffeler e do Ingá, feiras-livres, serviços da manutenção, iluminação pública e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência.
Veja também