Ciclovia da Avenida Tuiuti tem licitação aberta

Lançada licitação da Ciclovia da Tuiuti, uma das mais modernas do Brasil

Luiz de Carvalho

 

Está no Portal da Transparência da prefeitura de Maringá o edital da licitação para a construção da Ciclovia da Avenida Tuiuti, na região norte, que será a mais extensa da cidade e uma das mais modernas do Brasil, com quatro estações de apoio ao ciclista, com ferramentas, bebedouros, bancos, bicicletário e outros equipamentos.

 

As empresas interessadas em participar da licitação precisam apresentar suas propostas até o dia 13 próximo. O prazo para construção é de um ano a contar da ordem de serviço.

 

A construção da ciclovia no canteiro central da Avenida Tuiuti será inteiramente paga pela Itaipu Binancional, conforme acordo entre o diretor brasileiro da usina, Enio Verri, e o prefeito Ulisses Maia (PSD). A solicitação foi feita pelo vereador Mário Verri (PT). A previsão é de que a obra vai custar R$ 9 milhões.

 

O projeto inclui ainda novos semáforos para pedestres, ciclistas, equipamentos de acessibilidade, sinalização tátil e outros aspectos que fazem parte de um estudo de tráfego, desenvolvido por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).


Com 4,4 quilômetros, a ciclovia estará presente em toda a extensão da Avenida Tuiuti, desde o Contorno Norte até a Praça Abilon Souza Naves, na Avenida Brasil. No futuro, ela poderá ter continuidade pela Avenida Laguna.

 

Hoje Maringá conta com 44 quilômetros de ciclovias, que dão acesso a praticamente todas as regiões da cidade. Com isto, cerca de 6% dos deslocamentos na área urbana são feitos por bicicletas ou patinetes – que também usam as ciclovias -, o que corresponde ao dobro da média nacional, que é de 3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *