Morre a professora Vilma Garcia, ex-presidente da APP-Sindicato

Morre Professora Vilma, ex-vereadora de Maringá e ex-presidente da APP-Sindicato

Morreu na tarde desta sexta-feira, 19, a professora Vilma Garcia da Silva, que já assumiu como vereadora na Câmara de Maringá por quatro meses e foi presidente em Maringá do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Paraná (APP-Sindicato) e vice-presidência do diretório municipal do PT em Maringá.

Vilma tinha 60 anos, era casada e mãe de uma filha de 27 anos e um filho de 25. O corpo está sendo velado na Capela Prever do Cemitério Parque. O sepultamento será nesta terça-feira, 20, mas ainda não teve o horário definido.


Líder entre os profissionais da Educação e muito respeitada por suas posições e pelo enfrentamento ao governo na defesa das pautas da Educação e dos professores, Vilma estava inscrita como candidata a vereador pelo PT quando passou mal e os exames apontaram que ela tinha câncer em estado bastante avançado. Nos últimos dias, a doença espalhou por praticamente todo o corpo.


Professora de Matemática no Colégio Silvio Barros, Vilma sempre teve projetos ‘prontos’ para quando se elegesse vereadora. Ela acreditava que a educação é o meio mais eficaz para transformar a realidade e se descrevia como militante da Educação e do movimento negro, sempre defendeu as pautas do feminismo e de movimentos das minorias, como LGBTQIA+.

Professora Vilma Garcia morre aos 60 anos

Além de liderança entre os profissionais da Educação, a professora Vilma tinha papel de destaque na liderança do PT em Maringá Foto: Arquivo


Amigos lamentam a perda da Professora Vilma

Desde o momento em que foi comunicado o falecimento, entidades, autoridades e o povo simples começaram a postar nas redes sociais lamentos pela morte da Professora Vilma. A APP-Sindicato foi uma das primeiras instituições a publicar Nota de Pesar, assim como a Câmara Municipal.


O candidato a prefeito pela chapa Pra Cuidar Bem de Maringá, Humberto Henrique, foi um dos primeiros a usar as redes sociais para falar da perda.


“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amiga e companheira, Professora Vilma, candidata a vereadora pela coligação Pra Cuidar Bem de Maringá. Seu compromisso com a Educação e com o bem-estar da nossa comunidade sempre inspirou e contribuiu com a transformação de Maringá em uma cidade mais justa, humana e fraterna. Neste momento de dor, declaramos luto e suspendemos as atividades da campanha em respeito à sua memória, à sua família, comunidade escolar e todas as pessoas que sentem o peso de sua perda. Que a força e o legado da Professora Vilma permaneçam vivos em todas e todos nós”, publicou o candidato e amigo de longa data.

 

MAIS NOTÍCIAS DE MARINGÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *