“O futuro do transporte coletivo urbano” é tema de debate que será realizado em Maringá no próximo dia 01 de abril. O objetivo é refletir sobre as alternativas sustentáveis para esse modal. Para contribuir com essa discussão foram convidados o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, que é secretário na Diretoria Executiva da Frente Nacional dos Prefeitos, e o deputado federal e prefeito de Curitiba 2013-2016, Gustavo Fruet.
A mediação será realizada pela vereadora e presidente da Comissão de Política Gerais da Câmara de Vereadores de Maringá, Professora Ana Lúcia. O público presente também poderá participar com perguntas e comentários sobre as questões levantadas durante o debate.
O evento é aberto a qualquer participante e será realizado no Plenário Vereador Ulisses Bruder da Câmara de Maringá, com início às 19h30. Também haverá transmissão simultânea do evento pelos canais da Casa pelo YouTube youtube.com/TVCAMARAMARINGA
facebook.com/camaramunicipalde.maringa.
Saiba mais
O transporte público coletivo está em crise há alguns anos no Brasil.
Uma estimativa realizada em 2016 pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostrou que, por dia em torno de 3 milhões de passageiros já deixavam de usar esse tipo de serviço no País.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, no início de 2020, o quadro das empresas de transporte agravou-se ainda mais, pois obrigou a população a sair menos de casa e buscar meios alternativos de deslocamento para evitar aglomerações e o risco de transmissão.
Dados atuais da NTU indicam que, por causa da doença, 80% dos passageiros deixaram de usar o transporte coletivo no Brasil, o que equivale a cerca de 32 milhões de pessoas diariamente.