A festa junina que começa na próxima quinta-feira, 22, e prossegue até o dia 25 no parque de exposições de Maringá será apresentada como o embrião daquela que, nos próximos anos, será denominada ‘O Maior São João do Sul do Brasil’. O 1º Rural Maringá Junino é realizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) pretende promover a cultura e as tradições brasileiras, preservando o espírito festivo e acolhedor que caracteriza as festas juninas. O projeto, que vai crescer ano a ano, é estruturar um evento com grande potencial turístico para a cidade.
Uma ampla e diversificada programação está garantida para marcar a primeira edição do futuro Maior São Joao do Sul do Brasil, com destaque para a gastronomia típica das festas juninas, o Corredor do Forró, o pau-de-sebo, a fogueira, a Tenda dos Milagres, o correio elegante, brinquedos infantis, concursos de quadrilha e de forró e, ainda, de melhor traje masculino e feminino (adulto e infantil), baile da melhor idade, missa sertaneja e almoço nordestino estão também entre os principais atrativos.
O São João maringaense terá a participação da quadrilha Mistura Gostosa, eleita a melhor de Campina Grande, na Paraíba, a capital do São João, com fama de promover O Maior São João do Mundo.
As tradicionais fitinhas de São João, Santo Antônio e São Pedro, parte integrante da tradição dos festejos juninos, irão compor um espaço para que as pessoas possam deixar seus pedidos, mantendo-se o propósito de resgatar as tradições caipiras brasileiras, explorar o folclore, a dança, a música e a religiosidade.
Uma das partes mais destacadas da programação do 1º Rural Maringá Junino são os grupos de forró. No corredor do forró haverá recepção ao público todos os dias, com os acordeonistas Maira Gaiteira e Fernando Gaiteiro, enquanto à tarde e à noite, apresentam-se diversos outros grupos. Na quinta, o destaque é para o conhecido Grupo de Viola Amigos do Jaspion e o Trio Canoeiros. Na sexta, a partir das 15h30, haverá Baile Caipira com o Trio Pau Brasil, priorizando o público da melhor idade, e à noite, a partir das 22h30, a animação fica por conta do Trio Magujé, com seu forró pé-de-serra.
Campina Grande é aqui
O Rural Junino de Maringá é uma cópia do que acontece em Campina Grande, na Paraíba, considerado O Maior São João do Mundo, título criado para efeito de marketing, mas que é real, primeiro porque as grandes festas juninas são coisa do Brasil, segundo é que Campinas Grande recebe vários milhares de turistas durante a festa, terceiro é porque é grande também em termos de tempo, já que dura todo o mês de junho.
Entre as muitas atrações do São João de Campina Grande, o Maior do Mundo, está sua programação artística. Durante o mês inteiro acontecem shows de artistas de renome, como Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, Chico César, Geraldo Azevedo, Aviões do Forró, Cheiro de Amor, Flávio José, Mestrinho e muitos outros que transformam a imensa área de shows em baile a céu aberto.
O de Maringá é cópia do de Campina Grande, tanto que foram os organizadores do São João de lá que vieram a Maringá orientar a realização do de cá.
O agitador cultural Lima Júnior, gerente de Turismo do governo da Paraíba e que foi um dos responsáveis pelo crescimento da festa de Campina Grande, veio a Maringá orientar a realização da festa. Aqui ele desfilou seu personagem VirguLima, um Lampião de gibão, perneira e fuzil, durante a Expoingá, chamou a atenção e constatou que o povo de Maringá sabe se divertir e vai contribuir para a realização de uma grande festa.
Os responsáveis pelo nascimento do São João de Maringá, o realizador de eventos Takao Sato, e Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural, foram à Paraíba para aprender tudo sobre o evento e estão confiantes de que realmente está nascendo O Maior São João do Sul do Brasil e que Maringá ganhando mais um grande evento anual, que fazer parte do calendário de grandes eventos do Paraná, como a Expoingá e o Festival Nipo-brasileiro.
Um comentário sobre “Com sonho de se tornar o maior São João do Sul do Brasil, Rural Maringa Junino terá portões abertos”