maior São João do Sul do Brasil

Maringá poderá ter o maior São João do Sul do Brasil

O objetivo é fortalecer o turismo de eventos e a idéia de uma festa junina gigante, que possa ser considerada o maior São João do Sul do Brasil, aproveita a forte divulgação do São João das cidades nordestinas e o fato de as comemorações em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro fazer parte da tradição também do povo do Paraná

LUIZ DE CARVALHO

Quem imagina que menos de um mês depois da Expoingá, maior evento anual do noroeste do Paraná, e um mês antes do Festival Nipo-Brasileiro, segundo maior evento, Maringá pode ter outro evento anual de grande porte? Será uma festa junina com dezenas de barracas gastronômicas, dezenas de grupos de quadrilha e folclóricos e dezenas de atrações artísticas, algumas com artistas de renome nacional.

No rastro de Campina Grande, município da Paraíba que realiza o ‘maior São João do mundo’, e de seu principal concorrente, Caruaru, no Pernambuco, Maringá planeja ter o maior São João do Sul do Brasil como atração anual, um evento que cresça e ganhe importância turística.

maior São João do Sul do Brasil

Para as cidades do Nordeste, as festas juninas têm a mesma importância do Carnaval para o Rio de Janeiro Foto; Divulgação

 

A ideia é da presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclézia de Araújo, e do promotor de eventos Takao Sato, que foi um dos criadores e primeiro presidente do Convention. Na luta para criar alternativas que fortaleçam o turismo de eventos, eles estiveram em Campina Grande na semana passada para conhecer a engrenagem da festa junina que dura todo o mês de junho, recebe cerca de 1 milhão de pessoas, gera até 12 mil empregos diretos e indiretos e movimenta muitos milhões de reais com seus 360 grupos de quadrilha, mais de 300 barracas, 700 horas de forró e 480 atrações, que incluem artistas do naipe de Elba Ramalho, Alceu Valença, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Felipe Araújo e Calcinha Preta e muitos outros.

A visita de Iraclézia e Takao Sato ao Parque do Povo, em Campina Grande, foi destaque na imprensa paraibana.

 

Parque pronto para grandes eventos

Iraclézia, que é também presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM) e organiza o maior evento do noroeste do Paraná, a Expoingá, acredita que o Parque de Exposições já dispõe da estrutura necessária para um grande evento junino, principalmente por sua localização privilegiada e facilidade de acesso.

Takao Sato, diretor da Tasa Eventos, conta com grande experiência na organização do Festival Nipo-Brasileiro de Maringá, que atrai cerca de 100 mil visitantes a cada edição, e eventos da colônia japonesa em São Paulo e Rio de Janeiro, está confiante que Maringá tem as condições para ter um São João majestoso, que com o tempo pode ser tão importante quanto o de Campina Grande e de Caruaru.

maior São João do Sul do Brasil

Vista aérea do Parque do Povo, em Campina Grande Foto: Divulgação

Segundo ele, Campina Grande, segunda maior cidade paraibana, tem características bem parecidas com Maringá. É uma cidade de pouco mais de 400 mil habitantes e importante centro universitário, com mais de 20 instituições de ensino superior.

“Venho para uma visita técnica, para entender como é a estrutura do evento e todas essas questões que vimos até aqui. As quadrilhas, as estruturas de museu e tudo aquilo que for itinerante e que eu puder levar para a nossa região, adaptando à nossa cultura, para fazer em Maringá “O Maior São João do Sul do Brasil”, revelou Maria Iraclézia à secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, que recepcionou a ela e a Takao Sato. Também participaram da recepção o coordenador de Turismo, Miguel Ângelo Gomes, o gerente de Turismo da Sede, Lima Filho.

Um comentário sobre “Maringá poderá ter o maior São João do Sul do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *