A Be8, antiga BSBios, empresa líder na produção de biodiesel no Brasil e que responde por 44,41% do Produto Interno Bruto (PIB) de Marialva, anunciou nesta semana a implantação de uma esmagadora de soja no município, que terá um investimento que pode chegar a R$ 1,5 bilhão e quando estiver operando em sua capacidade plena deverá industrializar cerca de 85 mil sacas de soja por dia para produção de óleo, farelo e casca de soja.
O anúncio foi feito quarta-feira, 14, pelo presidente da Be8, empresário Erasmo Carlos Battistella, ao assinar Protocolo de Investimento com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e o prefeito de Marialva, Victor Martini (PP), em evento com a presença do secretário de Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, e outras autoridades.
“Com mais este anúncio, seguimos nossa estratégia de crescimento no Brasil, ampliando nossa estrutura na cadeia produtiva de biodiesel e de alimentos, cumprindo nosso papel de transformação positiva do cenário energético e fazendo entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta, gerando empregos e desenvolvimento para o país”, disse Battistella.
O novo empreendimento fomentará a criação de, pelo menos, 100 empregos diretos e aproximadamente 2 mil indiretos, além da movimentação de cerca de 1,2 mil empregos que serão gerados a partir do início das obras e durar por um período de construção de, pelo menos, 24 meses.
Soja chega de caminhão e de trem
O projeto prevê a construção de uma estrutura física de 96.000 m² em área que abrigará armazéns graneleiros, planta de recebimento e beneficiamento de grãos de 20.000 toneladas por dia, considerando modais rodoviário e ferroviário, e a planta de processamento de 5.000 toneladas.
A unidade já conta autorização do órgão ambiental para instalação e o projeto está agora na fase de definição da tecnologia industrial que será empregada na produção. A expectativa é de que as obras se iniciem nos próximos seis meses e a construção pode levar 24 meses.
A esmagadora de soja contará com sistema de tratamento de resíduos do beneficiamento de soja (proteinado), torres de resfriamento, parque de caldeira de biomassa, nova linha de transmissão e subestação de energia elétrica de 138kV, armazenagem e expedição de farelos de soja nos modais rodoviário e ferroviário, conectando a unidade ao porto de Paranaguá.
Saiba mais sobre a Be8 Energy
Fundada em 2005, a Be8 é uma empresa brasileira da Holding ECB Group. Atualmente, é a maior produtora de biodiesel do País e estabeleceu como meta se tornar carbono neutro até 2030. Em território nacional, a empresa conta com um escritório em São Paulo e, além de Marialva, tem outra unidade produtiva de biodiesel em Passo Fundo (RS), onde também fica a sua sede.
A empresa tem presença em outros dois países. Na Suíça, negocia e opera biocombustíveis de segunda geração com a produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês).
2 thoughts on “Esmagadora de soja da Be8 em Marialva terá investimento de R$ 1,5 bilhão”